Orzil News
Brasília, April 25, 2024 6:26 AM

Ministério da Infraestrutura realiza reunião de Consolidação Setorial da Estratégia de Transportes Terrestres

Publicado em: 22/05/2019 16:05 | Atualizado em: 22/05/2019 16:05

Encontro dá prosseguimento à série de ações realizadas para desdobramento do planejamento estratégico da Pasta

Reunião de Consolidação Setorial5
A Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, por meio da sua Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação iniciou, nesta terça-feira (21), a etapa de consolidação das iniciativas propostas pelas secretarias e entidades vinculadas à Pasta, realizadas durante as Oficinas de Desdobramento. O encontro reuniu as entidades com contribuição direta para o setor de transportes terrestres.

Marcelo Sampaio, secretário-Executivo do MInfra, enalteceu a iniciativa e destacou a importância desse tipo de exercício para a consolidação dos objetivos estratégicos da Pasta. “Nós temos uma grande missão, que é a retomada do crescimento econômico do país. Para isso, precisamos, definitivamente, ter dentro do Ministério esse tipo de exercício que define metas, carteira de projetos e programas a serem priorizados”, destacou. “A nossa expectativa com essa etapa do planejamento é que todos nós tenhamos noção de onde o Ministério se encontra e que estamos nos dirigindo rumo aos nossos objetivos”, completou o gestor.

Durante a reunião, foram apresentadas as iniciativas propostas de maneira isolada pelas unidades e foi adotado um método para agrupamento e consolidação das idéias, buscando sinergias e integração. Em seguida, realizou-se a priorização das iniciativas consolidadas e a identificação de gaps (brechas) para alcance dos objetivos estratégicos. Ao todo, foram analisadas 80 iniciativas do setor Transportes Terrestres emanadas das Oficinas de Desdobramento que, ao final do processo, resultaram em 37, com diferentes graus de prioridade.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Secretaria Nacional de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., além da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA).

Para Fernando Mitkiewicz, Subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, o objetivo foi atingido e o evento foi bem avaliado pelos participantes. “O mais importante que pudemos observar na reunião de hoje foi o espírito de colaboração e de alinhamento de esforços. As unidades participantes mostraram entusiasmo no sentido de se buscar uma atuação integrada rumo ao atingimento dos objetivos estratégicos do MInfra.”, destaca o gestor.

Reunião de Consolidação Setorial7CONSOLIDAÇÃO SETORIAL – A Consolidação da Estratégia é a segunda etapa de uma série de ações realizadas para a desdobramento do planejamento estratégico da Pasta.

No primeiro momento foram realizadas Oficinas de Desdobramento com as secretarias e entidades vinculadas ao Ministério. O produto final do processo será o Portfólio de Iniciativas Estratégicas, Indicadores e Metas, que serão objeto de monitoramento por meio de Reuniões de Acompanhamento da Estratégia (RAE), realizadas periodicamente.

Conheça a estratégia do Ministério da Infraestrutura em http://portaldaestrategia.infraestrutura.gov.br/

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura