Orzil News
Brasília, April 24, 2024 6:57 PM

Ministérios lançam programa de formação profissional para dessalinização de água

Publicado em: 26/11/2019 15:11 | Atualizado em: 27/11/2019 08:11

Encontro de capacitação em Natal (RN) reúne representantes do Programa Água Doce, realizado em dez estados do semiárido

26 11 Água Doce

Representantes do poder público, do setor privado e de organizações da sociedade civil se reúnem em Natal, de 27 a 29 de novembro, para o 8º Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce (PAD). O evento será marcado pela assinatura de um pacto nacional que envolve dez estados do semiárido e pelo lançamento da primeira etapa do programa interministerial de formação profissional em sistemas de dessalinização, voltado especialmente para as comunidades beneficiadas pelo programa.

Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) irá criar o Programa Nacional de Formação Profissional para Operação e Manutenção de Sistemas de Dessalinização.

Já a assinatura do pacto entre nove estados do Nordeste e Minas Gerais servirá para formação de alianças institucionais entre gestores de diferentes esferas. O objetivo desse acordo é garantir a troca de saberes, de boas práticas e de soluções encontradas para lidar com aspectos locais e regionais.

De acordo com o Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, órgão do MDR, só este ano entraram em operação 153 sistemas de dessalinização – média de uma entrega a cada dois dias em 2019.

O programa existe para garantir uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas salobras e salinas. Para isso é preciso estabelecer cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização.

O Água Doce atende, prioritariamente, comunidades rurais do semiárido brasileiro e conta com uma rede de cerca de 200 instituições envolvidas no processo. Até o momento, foram diagnosticadas mais de 3,3 mil comunidades em 270 dos municípios mais críticos da região semiárida brasileira.

Já foram capacitados cerca de 2 mil operadores dos sistemas de dessalinização. Ao todo são 743 sistemas, sendo 243 no Ceará; 77 na Paraíba; 29 em Sergipe; 22 no Piauí; 76 no Rio Grande do Norte; 60 em Alagoas; e 236 na Bahia. Cerca de 300 mil pessoas são beneficiadas com água de qualidade nessas regiões. Já os estados de Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco estão na fase de diagnóstico.

Sobre o encontro

Os encontros nacionais de formação do Água Doce complementam os processos de formação e capacitação continuada dentro da metodologia do programa. Participam do evento, em Natal, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais; organismos internacionais; coordenadores estaduais do programa; técnicos; empresas que atuam no tema da dessalinização; organizações da sociedade civil e representantes das comunidades atendidas pelo PAD.

Durante uma visita programada à comunidade Maria da Paz, em João Câmara (RN), os participantes poderão ver de perto o resultado de um projeto sustentável que permitiu ao sistema de dessalinização ser alimentado com energia solar fotovoltaica. Além disso, está prevista a inauguração do sistema de dessalinização da comunidade Baixa do Novilho, no mesmo município.

Serviço
8º Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce

Data: 27 a 29 de novembro de 2019
Local: Praiamar Natal Hotel & Convention
Endereço: Rua Francisco Gurgel, 33 – Bairro Ponta Negra
Cidade: Natal (RN)

[show_course id=”860,867″][show_course id=”873,870″]