Ministro anuncia publicação de edital de primeiro leilão de área minerária do Serviço Geológico do Brasil no país

Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou hoje, 11, na abertura do evento “Diálogos com o Setor Mineral”, da Agência Nacional de Mineração (ANM), a publicação amanhã, 12, do edital do leilão da Promessa de Cessão de Direitos Minerários do Complexo Polimetálico de Palmeirópolis, no Tocantins, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O evento, que aconteceu no Ministério de Minas e Energia (MME), contou com a presença de parlamentares e de representantes de diversos segmentos do setor mineral brasileiro.

O Complexo Polimetálico de Palmeirópolis é a primeira área de mineração do SGB/CPRM a ser leiloada no país e, como projeto piloto, é tratado como prioridade nacional. Com este leilão, estimam-se investimentos em pesquisa e em CAPEX (sigla de expressão inglesa que significa despesas de capital ou investimento em bens de capital) numa ordem aproximada de R$ 255 milhões, nos próximos 10 anos, e R$15 milhões em bônus de assinatura. O complexo faz parte da carteira atual do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que, na verdade, ofertará outras três áreas, também pertencentes ao SGB/CPRM e que serão disponibilizadas pelo mesmo modelo de leilão.

Em sua fala, Bento Albuquerque anunciou que o leilão está previsto para o dia 21 de outubro, e afirmou que a ampliação da oferta de áreas para o desenvolvimento de pesquisa mineral e de novos projetos é uma das ações prioritárias do governo, e que há uma busca incessante por mecanismos “que criem condições favoráveis àqueles atores que desejam empreender e produzir, gerando emprego e renda em nosso país”.

O certame ocorrerá no Rio de Janeiro e será realizado em duas etapas. A primeira, será fechada e a segunda será em lances viva voz, apenas para os três melhores classificados na etapa anterior. Os interessados poderão solicitar esclarecimentos acerca do edital até o dia 12 de setembro de 2019. A empresa vencedora será a licitante que oferecer o maior percentual de royalty sobre o faturamento bruto durante a produção.

Importante esclarecer que essa modalidade é um contrato de promessa de cessão, dividido em três fases: auditoria técnica preliminar (opcional), pesquisa complementar (obrigatória) e cessão total dos direitos minerários, quando cumpridas todas as obrigações financeiras e técnicas das fases anteriormente descritas.

Os interessados poderão fazer o download da pasta de documentos Dataroom que está disponível no site:

http://www.cprm.gov.br/publique/Informacao-Publica/Licitacoes/Leiloes-5566.html

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Projetos de Convênios – Elaboração e Análise
Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
05 e 06 de setembro de 2019 / Brasília - DF
SICONV Completo – Operacionalização e a nova Plataforma +BRASIL
Curso Intensivo (5 dias de curso - 40 h/a). Ciclo completo de gestão das transferências voluntárias federais: celebração, execução, fiscalização e prestação de contas no SICONV; inclui nova Plataforma +Brasil: Painel Transferências Abertas +BRASIL e Painel de Convênios; Aplicativos Gestão +BRASIL, Cidadão +BRASIL e Fiscalização +BRASIL; e Acesso aos Sistemas; Publicações Recentes: Comissão Gestora do SICONV – Ata da Reunião Ordinária nº 02/2019 e Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019).
09 a 13 de setembro de 2019 / Brasília - DF
 

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil