Orzil News
Brasília, April 19, 2024 8:35 AM

Ministro da Infraestrutura visita obras de dragagem do Rio Madeira (AM) em Humaitá

  • #infraestrutura
  • #transportes
Publicado em: 05/10/2020 13:10

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Euclides Bandeira, e a diretora de Infraestrutura Aquaviária, Karoline Lemos, acompanharam neste sábado (3) as obras de dragagem no rio Madeira, em Humaitá (AM). A dragagem visa garantir a navegação segura das embarcações, contribuindo para o escoamento de produtos e o abastecimento de insumos para as regiões Norte e Centro-Oeste do país.

Esse é o quarto ano de execução do contrato que está em andamento desde 2017. O serviço está previsto para ser finalizado em outubro, quando encerra o período de estiagem na região. As equipes do DNIT atuam nos passos críticos de Curicacas, entre Porto Velho e Humaitá, e Miriti, entre Humaitá e Manicoré, a fim de manter a posição do canal de navegação estável nos trechos do rio.

“O objetivo da dragagem é manter profundidades mínimas de 3,5 metros no canal de navegação ao longo de toda a estação seca. Esse serviço atende à demanda das empresas de navegação e demais usuários do transporte hidroviário”, declarou o ministro Tarcísio de Freitas.

O rio Madeira é um dos principais eixos logísticos do norte do país e integra o Arco Norte, região que compreende os estados de Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins, e permite o escoamento de safras pelo rio Amazonas e seus afluentes da margem direita, que correm na direção sul-norte, dos cerrados do centro do país para a floresta Amazônica.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fonte: Ministério da Infraestrutura, Trânsito e Transportes