Orzil News
Brasília, April 25, 2024 9:55 PM

Mansueto de Almeida no cargo de secretário do Tesouro Nacional e Alexandre Manoel assume a Sefel

Publicado em: 16/04/2018 12:04 | Atualizado em: 16/04/2018 13:04

Ministro indica Mansueto de Almeida para o cargo de secretário do Tesouro Nacional e Alexandre Manoel assume a Sefel

16/04/2018 – O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, indicou nesta segunda-feira (16/4) o economista Mansueto Facundo de Almeida Júnior para o cargo de Secretário do Tesouro Nacional (STN).

Mansueto de Almeida é o atual secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel) do Ministério da Fazenda.

Com a mudança, a Sefel passará a ser comandada pelo economista Alexandre Manoel Angelo da Silva, atual subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria.

O ministro da Fazenda também decidiu indicar Ariosto Antunes Culau para o cargo de Secretario-Executivo Adjunto.

Currículos

Mansueto Facundo de Almeida Jr. é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É  técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). De 2014 a 2016 foi consultor privado e retornou ao serviço público em 2016. Tem diversas publicações na área de finanças públicas e, recentemente, organizou dois livros: Retomada do crescimento – diagnóstico e propostas (Elsevier, 2017), com Fábio Giambiagi; e Finanças públicas: Da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade (Record, 2016) com Felipe Salto.

Alexandre Manoel Angelo da Silva é formado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, mestre pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) e doutor pela Universidade de Brasília (UnB). É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo assumido os seguintes cargos na Administração Pública: subsecretário de governança fiscal e regulação de loteria (2016-2018) na Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel), coordenador-geral de política fiscal (2003-2004; 2007-2008) na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda e secretário municipal de projetos estratégicos (2013-2016) na Prefeitura de Maceió.

Ariosto Antunes Culau é formado em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul, com especialização em Políticas Públicas e Governo (UFRJ) e mestrado em Gestão Governamental (EBAPE/FGV). É Analista de Planejamento e Orçamento, tendo exercido vários cargos nessa área, tais como Diretor de Programas Econômicos, Secretário Adjunto e Secretário de Orçamento Federal, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Na esfera Estadual, foi Superintendente do Tesouro do Estado de Goiás e Secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Já no Ministério da Fazenda, foi Coordenador Geral do Gabinete do Ministro, Subsecretário para Assuntos Econômicos da Secretaria Executiva e, atualmente, ocupa a Chefia de Gabinete do Ministro da Fazenda

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Cursos Especiais+