Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:16 AM

MJSP: Novo defensor público da União toma posse em Brasília

Publicado em: 19/01/2021 21:01 | Atualizado em: 19/01/2021 21:01
Presidente Jair Bolsonaro participou de cerimônia no Ministério da Justiça e Segurança Pública

Novo defensor-público da União toma posse em Brasília

Daniel de Macedo assina o termo que dá posse no cargo de Defensor Público-Geral da Defensoria Pública da União – Foto: Marcos Corrêa/PR

Daniel de Macedo Alves Pereira tomou posse, nesta terça-feira (19), como novo defensor público-geral da União, em cerimônia no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Durante a cerimônia, o novo defensor público-geral destacou o trabalho dos integrantes da Defensoria, lembrando que o órgão é relativamente jovem, com 25 anos de existência. “Poderíamos fazer parte de qualquer grande banca da advocacia, mas algo nos atraiu, sentimento de ser agente de transformação social na vida de muitos”, afirmou.

Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União, Daniel de Macedo Alves Pereira. Foto: Marcos Corrêa/PR

A Defensoria Pública da União presta assistência jurídica de graça para quem não tem condições de contratar um advogado. Um público de 70 milhões de brasileiros, entre desempregados e pessoas que recebem até dois salários mínimos. A Defensoria está presente nas 27 capitais e em mais 43 cidades do interior. Direitos humanos, saúde, moradia, benefícios previdenciários e assistência ao preso são alguns dos temas que a instituição trabalha em causas que envolvem órgãos federais.

Novo defensor

O novo defensor foi indicado pelo Presidente Bolsonaro em uma lista de três nomes, sugerida por membros de carreira da Defensoria Pública da União. Ele cumprirá mandato de dois anos, com possibilidade de uma recondução.

Daniel de Macedo faz parte da Defensoria Pública da União desde 2006. Ele começou a carreira no órgão trabalhando em Guarulhos (SP), depois se transferiu para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até hoje. Antes de assumir o novo cargo, exercia o cargo de Defensor Regional de Direitos Humanos.