Orzil News
Brasília, April 20, 2024 1:27 AM

MMA investe em acessibilidade em trilhas de todo o País

Publicado em: 02/02/2021 16:02 | Atualizado em: 02/02/2021 16:02
Foto: Bruno Bimbato MMA/ICMbio

Cadeiras de rodas especiais serão distribuídas em parques nacionais de todas as regiões

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entregou hoje (2/2), na Floresta Nacional de Brasília, o primeiro lote de cadeiras de rodas adaptadas para o transporte em trilhas de ecoturismo. Essa é a primeira entrega do programa Parque+, assinado também na data de hoje pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a promoção do ecoturismo em parques nacionais e entornos.

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes e atividades de contato com a natureza para pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao MMA. Os equipamentos também poderão ser utilizados para resgate em caso de acidentes nos locais de difícil acesso, otimizando o tempo e facilitando operações de resgate.

No modelo padrão, as unidades entregues suportam um indivíduo de até 90 kg por vez. Confeccionadas em aço-carbono, com pintura eletrostática e sistema de amortecimento do quadro, as cadeiras contam ainda com cinto de segurança com fivela, apoios para cabeça e pés e freio estacionário.

Os equipamentos serão distribuídos por mais de 20 parques nacionais em estados de todas as regiões do Brasil. Além do Distrito Federal, as cadeiras levarão mais acessibilidade a parques na Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Parques nacionais como os de Serra dos Órgãos (RJ), Ubajara (CE) e São Joaquim (SC) receberão a iniciativa em entregas programadas para os próximos meses.

 

Programa Parque+

O programa Parque+ foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de potencializar o ecoturismo nas unidades de conservação federais, como parques e florestas nacionais, promovendo o desenvolvimento econômico do entorno e fomentando uma cadeia de emprego e renda no setor turístico.

Ascom MMA