Orzil News
Brasília, April 23, 2024 12:37 PM

MME inicia elaboração de diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio

Publicado em: 18/05/2021 12:05
As diretrizes devem levar em consideração o desenvolvimento do mercado de hidrogênio e a priorização para investimentos em pesquisa e inovação.

MME inicia elaboração de diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio

OMinistério de Minas e Energia (MME) dará início ao estudo para elaboração das diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio. A determinação é do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), de acordo com a resolução nº 6, de 20 de abril de 2021, publicada nesta segunda-feira (17/5).

O estudo deverá ser realizado em até 60 dias, juntamente com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Desenvolvimento Regional (MDR), e o apoio técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

As diretrizes, conforme determina o CNPE, devem levar em consideração o desenvolvimento do mercado de hidrogênio no Brasil e a inclusão como um dos temas prioritários para investimentos em pesquisa e inovação, conforme Resolução CNPE nº 2, de 10 de fevereiro de 2021.

Deve ser considerado o potencial do hidrogênio, que combinado a outras soluções se torna um relevante vetor energético para uma matriz de baixo carbono. Da mesma forma, apreender o interesse na cooperação internacional para o desenvolvimento tecnológico e de mercado para produção e uso energético do hidrogênio.

A resolução também aponta outras questões a serem consideradas: a diversidade de fontes energéticas disponíveis no País para a produção de hidrogênio; as tecnologias associadas a esse vetor energético já desenvolvidas e em desenvolvimento no País; a diversidade de aplicações do hidrogênio na economia; o potencial de demanda interna e para exportação de hidrogênio no contexto de transição energética; e a liderança do Brasil no tema “Transição Energética” no Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia.

Acesse aqui a Resolução nº6/21

fonte Assessoria de Comunicação Social mme

(61) 2032-5620

[email protected]