Orzil News
Brasília, April 16, 2024 11:18 AM

MME lança guia de instituições do setor de eficiência energética

Publicado em: 28/11/2019 00:11 | Atualizado em: 28/11/2019 08:11
Material produzido com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e do Procobre traça o perfil e traz os contatos de atores do governo, indústria, academia e sociedade civil
 

Crédito: MME

Com o intuito de facilitar a conexão entre diferentes instituições que atuam com eficiência energética no Brasil, o Ministério de Minas e Energia (MME) lança hoje, 27, a publicação “Quem é Quem da Eficiência Energética no Brasil” durante o evento Energy Transitions in Latin America: Drivers, opportunities & challenges, no Rio de Janeiro.

O guia apresenta o perfil de órgãos do governo, escos, universidades, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino e sem fins lucrativos que desenvolvem atividades ligadas ao tema de diferentes formas. Produzido em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), o conteúdo foi compilado pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Mais de 200 instituições foram convidadas a participar, preparando um descritivo e seus principais projetos ou serviços no tema. “Como o mercado de eficiência energética é muito dinâmico, não se espera abarcar aqui todas as instituições brasileiras atuantes em eficiência, mas fornecer um bom panorama setorial”, explica a coordenadora-geral de Eficiência Energética do MME, Samira Sana Fernandes de Sousa Carmo.

Além de contribuir para uma maior articulação do setor e, assim, alavancar a eficiência energética no país, aproximando quem busca usar melhor energia de quem atua diretamente nessa atividade, esta publicação também está alinhada aos compromissos internacionais assumidos pelo governo federal relacionados às ações conjuntas realizadas por diferentes países no combate ao aquecimento global, diretamente dependentes do uso racional de energia.

Desde os anos 1980, o governo federal vem implementando uma série de políticas e programas voltados para a eficiência energética e, mais recentemente, considerando metas no planejamento energético a médio e longo prazo, inclusive tendo em vista a redução das emissões de carbono para mitigar as mudanças climáticas. Tais ações se direcionam aos diferentes setores da sociedade – governo, indústria, academia e sociedade civil –, já que em todos eles cabe promover o uso de tecnologias eficientes e a adoção de hábitos e práticas sustentáveis no consumo de energia.

A publicação está disponível online para download, clicando aqui.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
[show_course id=”860,867″][show_course id=”873,870″]