Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:32 PM

MME: Ministro conhece projetos do Parque Tecnológico Itaipu para investimentos no setor elétrico

Publicado em: 29/01/2021 19:01 | Atualizado em: 29/01/2021 19:01
MME está levantando projetos em órgãos e empresas do setor para estabelecer prioridades e investimentos em desenvolvimento tecnológico.

Ministro Bento Albuquerque conhece projetos do Parque Tecnológico Itaipu para investimentos no setor elétrico

Ministro Bento Albuquerque conhece projetos do Parque Tecnológico Itaipu para investimentos no setor elétrico – Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), na tarde desta quinta-feira (28/1), para visitar diversos projetos desenvolvidos no local, em áreas como segurança de barragens, energia, simulação de sistemas elétricos e segurança cibernética, com potencial para replicação no setor elétrico nacional.

Segundo o ministro, o objetivo principal é conhecer esses projetos como parte de um processo que está ocorrendo com outras empresas e órgãos ligados ao ministério.

“Queremos aproveitar esses projetos e potencializá-los, juntamente com outros que serão definidos como prioritários pelo Conselho Nacional de Política Energética”, afirmou Bento Albuquerque. “Assim, teremos melhores produtos a um custo mais baixo para o consumidor brasileiro, além de promover o desenvolvimento tecnológico, que é tão importante para qualquer país”, acrescentou.

O ministro destacou que o País precisa melhorar a qualidade dos investimentos em ciência e tecnologia, e que o MME vem trabalhando para o desenvolvimento de políticas públicas nesse sentido. “O PTI tem prestado relevantes serviços à Itaipu e, no que diz respeito ao setor elétrico e outros setores da economia, pode contribuir também. Esperamos que essas políticas venham a contribuir com a sustentabilidade desses projetos do PTI”, avaliou Bento Albuquerque.

O ministro visitou as instalações do parque acompanhado do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, do diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, além de dois conselheiros da binacional, Pedro Miguel da Costa e Silva e José Carlos Aleluia Costa, e diretores de ambas as instituições.

“O PTI tem soluções para questões que são críticas em todo o mundo, como é o caso da segurança cibernética. E muitas vezes essas soluções não são tão conhecidas. Então, é importante termos esse tipo de intercâmbio como MME, para que se possa replicar esse tipo de ação em outras estruturas do país”, disse o general Silva e Luna.

O general Garrido fez uma apresentação ao ministro, destacando a revisão do planejamento estratégico do PTI, que mudou o perfil da instituição, de entidade educacional para de ciência e tecnologia. Mostrou também as quatro áreas de expertise, que são o agronegócio, energia (especialmente fontes renováveis como biogás e hidrogênio), segurança de infraestruturas críticas e turismo e cidades.

O PTI ainda abriga três campi universitários, totalizando 27 cursos de especialização, 10 de mestrado e seis de doutorado. O espaço é frequentado por 7 mil pessoas, entre profissionais, estudantes e professores. “Um dos principais objetivos na atualidade tem sido aumentar a sustentabilidade financeira do parque, diminuindo sua dependência da instituição mantenedora, no caso a Itaipu”, destacou Garrido.

*Informações de Itaipu Binacional.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2032-5620