Orzil News
Brasília, April 23, 2024 11:05 PM

MMFDH: Cartilha atualiza dados de abuso sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em: 04/05/2021 08:05
Material traz subsídios para gestores e para sociedade, além de incentivar a realização de denúncias no Disque 100

Para fortalecer e subsidiar profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) atualizou cartilha com informações sobre abuso sexual contra esse público. Com novos dados, o documento ainda incentiva o registro da denúncia e sensibiliza as famílias brasileiras a respeito do tema.

A cartilha mostra, por exemplo, que o Disque 100 teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2020. Os registros corresponderam a 368.333 violações e incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), responsável pelo serviço no MMFDH.

Faça o download da cartilha

“Para garantir a proteção e a defesa da criança e do adolescente no Brasil, os gestores e profissionais que atuam na área precisam conhecer a realidade das violações cometidas contra esse público e estarem munidos de informações sobre o tema. A atualização dessa cartilha é mais uma ação de importância ímpar que o MMFDH disponibiliza”, afirma o titular da SNDCA, Maurício Cunha.

De acordo com a cartilha, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100. “Considerando o fato de que pesquisas afirmam que apenas 10% dos casos são notificados às autoridades, somos impactados com a impressionante cifra de mais de 2 milhões de casos neste período em nosso país”, aponta o material.

A segunda versão da cartilha é publicada em alusão à Campanha Nacional “Maio Laranja”, da Secretaria Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (SNDCA), que integra a estrutura do MMFDH. O objetivo é incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante todo o mês de maio.

Disque 100 e Ligue 180

O Disque 100 e o Ligue 180 são serviços gratuitos para denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, respectivamente. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a Ouvidoria recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Saiba como denunciar

fonte MMFDH

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277