Orzil News
Brasília, April 25, 2024 2:26 AM

MMFDH: lançado caderno com artigos sobre o uso das novas tecnologias

Publicado em: 10/02/2021 20:02 | Atualizado em: 10/02/2021 21:02

Observatório Nacional da Família lança caderno com artigos sobre o uso das novas tecnologias

Objetivo do material é informar às famílias sobre como acompanhar os filhos no acesso aos diversos meios de comunicação

Observatório Nacional da Família lança caderno com artigos sobre o uso das novas tecnologias

O Observatório Nacional da Família (ONF), vinculado à Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH), lança caderno de estudos, com uma série de artigos com o tema geral: “Família e Tecnologia – Promoção do uso inteligente da tecnologia no seio da família”. A divulgação ocorre na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Internet Segura (09/02).

“A família é a primeira segurança que as crianças podem ter. Elas podem sofrer um impacto trágico em um contexto tecnológico sem limites. O intuito do caderno é informar devidamente às famílias para que possam acompanhar positivamente os seus filhos”, destaca a titular da SNF, Angela Gandra.

De acordo com o material, sobre a parte de saúde mental, estudos demostraram que um em cada quatro adolescentes no Brasil é dependente de Internet. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Internet modificou os hábitos das crianças, causando diversas doenças, com destaque a pensamentos suicidas e gestos de autoagressão.

Outro dado apresentado no Caderno ONF é de uma pesquisa realizada pela revista infantil americana Highlights. Em uma amostra de 1.521 crianças de 6 a 12 anos, 62% delas reclamam que seus pais estão distraídos demais para ouvi-las, sendo os celulares os principais responsáveis por isso.

Conteúdo

Abrindo o Caderno, a secretária Angela Gandra discorre sobre “A importância da família no contexto tecnológico”. Em seguida, Cristiano Nabuco aborda “A tecnologia no mundo atual e os seus efeitos na saúde mental”. Alessandra Borelli também escreveu um artigo e fala sobre “Cidadania Digital: família, tecnologia e a dignidade da pessoa humana”.

O “Uso da tecnologia e saúde infantil na era digital” é escrito por Nathália Seminario Gabioneta. Flúvio Cardinelle aborda “Segurança na era digital face aos crimes cibernéticos”. “O papel da escola e da família na promoção da cultura e cidadania digital” é discutido por Cineiva Tono. Por fim, Dora Góes registra a respeito da “Dependência e redes sociais: o impacto da tecnologia na família”.

Faça o download do caderno de estudos – “Família e Tecnologia – Promoção do uso inteligente da tecnologia no seio da família”.

Data comemorativa

O Dia Internacional da Internet Segura é uma iniciativa global que busca a promoção de atividades para a conscientização do uso seguro, responsável e ético das Tecnologias da Informação e Comunicação. A data já mobiliza mais de 92 países para promover o uso seguro e responsável da Internet e, no Brasil, é comemorado desde 2009.

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]
(61) 2027-3802

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social