Orzil News
Brasília, April 16, 2024 3:16 PM

MP Eleitoral emite recomendações sobre acessibilidade na propaganda eleitoral e cuidados sanitários na pré-campanha em Sergipe

Publicado em: 08/09/2020 10:09 | Atualizado em: 08/09/2020 10:09
Obrigação legal de recursos inclusivos para pessoas com deficiência deve ser observada

Fundo bege, papel A4 branco com uma caneta prata em cima, no centro da figura há escrito as palavras Recomendação (grifada e na cor azul) e MP ELEITORAL (em caps, cor branca com fundo azul)

Arte: Ascom PR-RN

O Ministério Público Eleitoral, através da Procuradoria Regional Eleitoral, emitiu recomendação a todos os partidos políticos de Sergipe para que seja observada a obrigação legal de recursos inclusivos para pessoas com deficiência na propaganda eleitoral na televisão.

A recomendação, assinada pelo procurador Regional Eleitoral Heitor Alves Soares, especifica que os recursos inclusivos devem constar tanto na exibição da propaganda em rede, quanto nas inserções de 30 e 60 segundos. Além disso, cita o uso simultâneo e cumulativo da subtitulação por meio de legendas, janela com intérprete de Libras e audiodescrição. O documento alerta que o não cumprimento da exigência legal acarretará as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

O texto destaca que a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência afirma que é de suma importância no que concerne aos meios físico, social, econômico e cultural, à saúde, à educação e à informação e comunicação, que possibilita às pessoas com deficiência o pleno gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. “Isto, por via de regra, obriga a todos, inclusive aos partidos políticos, a garantirem o pleno acesso às informações indispensáveis para que as pessoas com deficiência possam exercer plenamente a cidadania”, afirma o procurador Regional Eleitoral Heitor Soares.

Pré-campanha e pandemia – Em outra orientação aos partidos políticos, Fábio Putumuju de Oliveira, promotor Eleitoral da 8ª Zona, que abrange os municípios de Canhoba, Itabi, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes, emitiu recomendações sobre a realização de pré-campanha durante a pandemia de covid-19.

Os documentos foram enviados aos diretórios municipais, aos prefeitos e às Câmaras de Vereadores dos municípios e recomendam que os pré-candidatos respeitem os decretos estaduais e municipais, normas voltadas ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, que passem a utilizar máscaras de proteção nas vias públicas do município e se abstenham de fazer aglomerações e reuniões em vias públicas e contribuir, de qualquer forma, para que as aglomerações ocorram.

Aos prefeitos, foram recomendadas a fiscalização do cumprimento das normas sanitárias, com apoio da Polícia Militar, se necessário, e a divulgação da recomendação em todos os canais das administrações municipais. Aos diretórios partidários e Câmaras de Vereadores, foi recomendada a divulgação a todos os seus integrantes.

Confira aqui a íntegra das recomendações:

Acessibilidade na propaganda eleitoral – Recomendação PRE/SE nº 01/2020

Pré-campanha e pandemia – N. Sra de Loures – Recomendação nº 01/2020

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe

Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Avançado com foco nas novas e principais execuções da Plataforma +Brasil (Módulo Fundo a Fundo; Transferências Especiais; Sistemas de Compras etc).

 05 a 09 de outubro de 2020
 18h30 às 21h30
 Carga Horária de 15 horas

Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Fase Inicial da celebração de Convênios (Proposta e Plano de Trabalho).

 13 a 14 de outubro de 2020
 8h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 16 horas

Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Fases de Execução e Prestação de Contas de Convênios.

 26 a 27 de outubro de 2020
 8h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 16 horas

Curso avançado com foco no módulo de obras dos Convênios e Contratos de Repasse da Plataforma +Brasil

 09 a 10 de novembro de 2020
 08h00 às 18h00
 Carga Horária de 16 horas