Orzil News
Brasília, March 29, 2024 7:13 AM

MP Eleitoral processa secretário de Niterói (RJ) por campanha na prefeitura

Publicado em: 11/12/2018 14:12 | Atualizado em: 11/12/2018 14:12

Pablo Villarim promoveu candidato em reunião com servidores da Fazenda

MP Eleitoral processa secretário de Niterói (RJ) por campanha na prefeitura

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) processou Pablo Villarim, secretário municipal de Fazenda de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por abuso de poder político e conduta vedada aos agentes públicos durante campanha eleitoral. A PRE quer que Villarim pague multa de R$ 329 mil (100 mil Ufirs, teto legal) por favorecer a campanha a deputado federal de Chico D’Angelo (PDT) nas dependências da prefeitura.

Na ação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), a Procuradoria explica que Villarim convocou reunião com servidores na secretaria de Fazenda, onde promoveu o então candidato à reeleição. No encontro, ele afirmou que D’Angelo estava alinhado ao trabalho que ele vinha desenvolvendo na Fazenda e que poderia atender inclusive aos interesses dos servidores.

“O secretário apresenta, para os seus subordinados, Chico D’Angelo como o candidato mais viável, mediante pedido explícito de votos, conforme se depreende de trechos extraídos de registro audiovisual da reunião”, afirma o procurador regional Eleitoral Sidney Madruga. O PRE argumenta que a legislação veda o uso de bens públicos em benefício de candidatos pela capacidade que isso tem de desequilibrar a igualdade de concorrência entre as candidaturas.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ

Termo de Execução Descentralizada – TED
17 e 18 de dezembro de 2018 / Brasília – DF
Curso Especial: correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução descentralizada de políticas públicas do Governo Federal.