Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:46 PM

MPF recomenda que 14 municípios mineiros sigam orientações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
Publicado em: 17/03/2020 16:03 | Atualizado em: 17/03/2020 16:03

Hospitais públicos e privados localizados nos nesses municípios também devem realizar medidas para o enfrentamento do coronavírus

Fotografia mostra um médico, sem mostrar o rosto, apenas seu braço, um computador e um aparelho estetoscópio sobre uma mesa.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou aos municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Prata, Santa Vitória, União de Minas e todos os hospitais dessas cidades a adoção das providências de prevenção sugeridas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do Coronavírus.

A recomendação estipula que os municípios elaborem plano municipal de contingência e realizem a identificação de vulnerabilidades na vigilância em saúde, de modo que os problemas sejam solucionados o mais rapidamente possível. Os municípios também devem tomar ciência da Lei nº 13.979/2020, que trata das medidas de enfrentamento decorrentes do Coronavírus, e realizem acompanhamento sistemático das medidas e orientações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o Covid-19, como resposta eficiente no combate aos riscos de epidemia em território nacional.

Hospitais – O MPF reiterou aos hospitais a obrigatoriedade da notificação imediata dos casos suspeitos, após atendimento médico, à Vigilância Epidemiológica municipal e estadual, e de criar o protocolo de contingência, estabelecendo protocolos de definição de casos suspeitos, notificação, medidas de prevenção e controle, orientações de limpeza, utilização de materiais e medicamentos, entre outros.

O procurador da República em Ituiutaba Wesley Miranda Alves, autor da recomendação, enfatizou a necessidade de acompanhamento sistemático das medidas e orientações do Ministério da Saúde para a eficiência no combate aos riscos em relação ao coronavírus na região de Ituiutaba.

Para ler a íntegra da recomendação, clique aqui.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
twitter.com/mpf_mg

[show_course id=”894,887″]
[show_course id=”899,902″]