Orzil News
Brasília, March 29, 2024 11:53 AM

MRE: Escolha da Dra. Ngozi Okonjo-Iweala para o cargo de Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC)

Publicado em: 17/02/2021 20:02 | Atualizado em: 17/02/2021 20:02

O Brasil congratula-se com os demais países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) pela escolha da Dra. Ngozi Okonjo-Iweala para o cargo de Diretora-Geral (DG) daquela organização, na reunião extraordinária virtual do Conselho Geral realizada hoje, 15 de fevereiro de 2021.

Okonjo-Iweala, de nacionalidade nigeriana, substitui o Embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo no cargo de DG-OMC. Tal qual o Embaixador Azevêdo, a nova DG apresenta a combinação de liderança política e capacidade técnica, fundamentais para lidar com os desafios que hoje enfrentam a OMC e o sistema multilateral de comércio.

Para o Brasil, a OMC permanece como alicerce central do sistema multilateral de comércio. O Brasil está pronto a colaborar com a DG Ngozi Okonjo-Iweala, para fortalecer a OMC em sua missão fundamental de promover o livre comércio entre economias de mercado; estimular as reformas necessárias à Organização nos seus três pilares – negociações, solução de controvérsias e transparência; e assegurar resultados realistas e ambiciosos na 12ª Conferência Ministerial da OMC em 2021, especialmente em agricultura. O Brasil continuará trabalhando por um sistema multilateral de comércio com regras que favoreçam a prosperidade econômica e a geração de renda e empregos para os brasileiros.