Orzil News
Brasília, April 16, 2024 12:57 PM

MTur e de MME implementam Sistema de Gestão de Energia

Publicado em: 20/02/2021 13:02
Objetivo é reduzir consumo e gastos com eletricidade no edifício sede das duas Pastas

MTur e MME implementam Sistema de Gestão de Energia no edifício sede. Crédito: Roberto Castro/MTur

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e os gastos com eletricidade, um Sistema de Gestão de Energia está sendo implementado no edifício sede dos ministérios do Turismo e de Minas e Energia, em Brasília (DF). O Acordo de Cooperação Técnica que prevê a implementação do sistema foi assinado no fim do ano passado.

Como parte dessa iniciativa, o bloco passará pelo processo de certificação da ISO 50.001, que traz diretrizes sobre desempenho e eficiência energética e tem o objetivo melhorar o sistema de gerenciamento de energia.

Assim, os ministérios se colocam na vanguarda das ações para promoção da eficiência energética na administração pública, com potencial de tornar-se um modelo para toda a Esplanada dos Ministérios.

ACORDO DE COOPERAÇÃO – O acordo, assinado em dezembro de 2020, estabelece a troca de experiências, mediante capacitação de pessoal, realização de estudos técnicos e legais, intercâmbio de documentação e outras ações que possam ser interessantes para tal fim. Além disso, determina a nomeação de dois servidores de ambos os ministérios para atuar na gestão e coordenação da ação.

A parceria não implicará em transferência de recursos orçamentários de ambas as partes, ficando sob responsabilidade do Ministério de Minas e Energia as despesas específicas da implantação do novo sistema de gestão energética.

O documento terá duração de 5 anos e poderá, a qualquer momento, ser revisado e ajustado de acordo com o interesse dos dois ministérios, por meio da celebração de Acordo Aditivo. As Pastas deverão supervisionar o cumprimento de todas as atividades que fazem parte do acordo, assim como, prestar esclarecimentos e solucionar possíveis problemas que possam surgir no decorrer do processo.

 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Assessoria de Comunicação do Ministério de Minas e Energia