Orzil News
Brasília, April 20, 2024 7:20 AM

MTur e Setur DF firmam parceria para posicionar Brasília como um destino de excelência em turismo cívico no país

Publicado em: 06/09/2021 17:09
Cooperação busca elevar a capital a ser destaque neste segmento, contribuindo ainda para impulsionar outras cidades brasileiras
06.09.2021 - Brasília - Crédito Roberto Castro MTur.png

MTur e Setur DF se unem para promoção do turismo cívico na capital federal. Crédito: Roberto Castro/MTur

OMinistério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal vão atuar em conjunto para promover o turismo cívico na capital federal e posicioná-la como um destino referência neste segmento no país. O objetivo é estimular que cada brasileiro conheça a sua capital, repleta de história, símbolos e personalidades que tiveram destaque na construção da identidade brasileira.

A proposta é que a Secretaria de Turismo atue na estruturação e desenvolvimento de produtos relacionados ao turismo cívico e que o Ministério do Turismo apoie a comercialização destes roteiros por meio de campanhas e exposição em feiras. A metodologia deverá ser replicada em outras cidades do país, estimulando e desenvolvendo o turismo cívico em outras regiões.

“A nossa rica história e cultura ainda são desconhecidas por muitos brasileiros. Jogar luz sobre elas leva o brasileiro a uma maior conscientização sobre si mesmo e imprime o sentimento de pertencimento, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a nossa história e cultura, estimular o turismo cívico no nosso país e fortalecer o patriotismo, tornando nossos símbolos e personalidades em atrativos turísticos”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Outra iniciativa do Ministério do Turismo para estimular o turismo cívico no País foi a celebração de um Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que prevê a realização de pesquisas voltadas à formação de um acervo digital contendo os principais traços característicos da identidade do país.

CAPITAL FEDERAL – Construída em mil dias, Brasília é guardiã das decisões nacionais, sede dos três poderes da República e representa a capacidade do seu povo de criar e inovar. Possui monumentos, espaços históricos, arquitetura e urbanismo reconhecidos internacionalmente. É considerada Patrimônio Cultural Mundial, além de possuir o título de Cidade Criativa do Design, conferido a um seleto grupo de cidades em todo o mundo pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultural (Unesco).

“Nossa cidade é o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer e paisagismo de Lúcio Costa. Além dos ministérios, de todos estes monumentos e da sua história, na Esplanada também estão o Teatro Nacional, o Museu da República, a Biblioteca Nacional e a Catedral Metropolitana”, destaca a secretária de Turismo de Brasília, Vanessa Mendonça. “O projeto de Turismo Cívico-Pedagógico de Brasília já é um case de sucesso fora dos limites do Distrito Federal, porque aplica o ensino de história do Brasil, por meio de visitas a monumentos e endereços do poder, como ensinamento fora da sala de aula”, acrescenta a secretária ao pontuar ações já desenvolvidas no DF.

O turismo cívico faz parte do calendário oficial de Brasília. Setembro é o mês oficial, com aprovação da data pela Câmara Legislativa do DF. Assim, a capital tem um mês inteiro dedicado ao civismo, à pátria e à história do Brasil. Entre a programação já divulgada pela Secretaria de Turismo do DF estão exposições dos Dragões da Independências em regiões administrativas e da Guarda Presidencial, oficinas de artesanato e ocupação da Casa Chá, na Praça dos Três Poderes, onde está localizado um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Por Amanda Costa

fonte Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo