Orzil News
Brasília, April 23, 2024 11:39 AM

MTur - Secult publica resultado preliminar de edital para ações na Biblioteca Demonstrativa

  • #mrosc
Publicado em: 29/10/2020 18:10 | Atualizado em: 29/10/2020 18:10

Sete Organizações da Sociedade Civil foram classificadas para executar programação cultural da instituição.

Biblioteca Demonstrativa do Brasil completará 50 anos e novembro e contará com diversas ações culturais. Crédito: Roberto Castro/MTur

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo publicou, nesta quinta-feira (29.10), o resultado preliminar das Organizações da Sociedade Civil classificadas para executar a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB). Ao todo, sete entidades foram classificadas (Veja abaixo). Lançado em agosto deste ano, o edital prevê um orçamento de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de atividades e eventos alusivos aos 50 anos da instituição, comemorado no próximo mês.

O termo de colaboração envolve a execução de uma agenda cultural a ser promovida no local por um período de 15 meses. Entre as atividades previstas estão: espetáculos de dança, teatro, música e exposições; atividades pedagógicas, como ações literárias, oficinas e cursos; e atividades de promoção da economia criativa e do empreendedorismo cultural, como oficinas de empreendedorismo, fotografia, artesanato, games e aplicativos.

A organização selecionada será responsável pela contratação de toda equipe técnica, administrativa, logística, produção, curadoria, palestrantes, instrutores, artistas e grupos, dentre outros, e pela articulação, divulgação e difusão das ações. As atividades serão realizadas nas dependências da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles, localizada em Brasília (DF) e deverão ser transmitidas ao vivo, bem como ficarem disponíveis, nas redes sociais e plataformas digitais da BDB.

De acordo com a portaria, o prazo para apresentação de recursos ficou estabelecido em cinco dias corridos, a partir desta quinta-feira (29.10), conforme cronograma atualizado. O requerimento deve ser realizado, exclusivamente, pela Plataforma +Brasil, em formulário específico, contendo a apresentação de justificativas, conforme modelo disponibilizado nos anexos do programa.

Acesse aqui as atualizações do edital nº 001/2020 – Programação Cultural BDB e demais documentos do certame.

A BIBLIOTECA – Desde a sua criação, em 1970, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil se caracterizou como uma instituição inovadora, referência para bibliotecas públicas conveniadas. A unidade avançou em serviços culturais e informacionais, levando a música, o teatro e o cinema para além dos livros, em espetáculos gratuitos à população.

Nome do Proponente Nota
Companhia Voar para Infância e Juventude 9,2
Instituto Cultural Casa de Autores 9
Coletivo Pró- Cidadania 8,5
Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia 8
Instituto Latinoamerica- para o Desenvolvimento da Educação, Arte, Ciência e Cultura 7,7
Brasil Presente 7,4
OMNI Instituto de Desenvolvimento Social 6,4

Edição: Amanda Costa

Captação de Recursos Federais (Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Fomento, Termos de Colaboração, Termos de Parceria e TED)

Presencial. Curso específico para proponentes/convenentes: procedimentos e estratégias para captação de recursos públicos; como identificar, pesquisar e firmar instrumentos para recebimentos de recursos oriundos do Governo Federal. Inclui abordagem das novas regras que disciplinam as emendas parlamentares.