Orzil News
Brasília, April 16, 2024 4:13 PM

MTur seleciona 27 cursos para profissionais de turismo que devem ser ofertados gratuitamente

Publicado em: 01/09/2021 18:09 | Atualizado em: 01/09/2021 18:09
Seleção ocorre após abertura de chamada pública para instituições de ensino que possuem cursos de capacitação e querem atuar em parceria

06.05.2021_Matéria_Qualificação.png

Crédito: Divulgação

OMinistério do Turismo divulgou na última sexta-feira (27.08) uma lista com 27 cursos profissionalizantes selecionados para compor o programa de qualificação da Pasta. A escolha é fruto de chamada pública, divulgada em junho deste ano, que tinha o objetivo de promover parcerias com instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema S na oferta de cursos de capacitação para o setor turístico. Instituições como a Universidade Vale do Rio Doce e a Federal da Paraíba aderiram ao edital e poderão ofertar cursos gratuitos para os profissionais do turismo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a ação irá ampliar e diversificar a profissionalização do setor. “Já oferecemos cursos de idiomas, libras, atendimento ao turista e diversos outros que com certeza já impactaram a vida de muitos trabalhadores que atuam nos mais de 50 segmentos que compõem a nossa cadeia turística. Temos a consciência de que um trabalhador qualificado resulta em uma maior atividade turística e, consequentemente, na geração de emprego e renda para o país”, disse.

A partir desta iniciativa, poderão ser disponibilizados para os brasileiros de forma totalmente gratuita cursos como: atendente de lanchonete, barista, organizador de eventos, cerimonialista, condutor de turismo de aventura e garçom. As capacitações têm carga horária igual ou superior a 20 horas/aula.

A parceria não envolverá a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações, e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.

Por Victor Maciel fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo