Orzil News
Brasília, April 18, 2024 11:50 PM

MTur vai criar TV Turismo para qualificar e capacitar profissionais do setor

Publicado em: 02/10/2020 20:10 | Atualizado em: 02/10/2020 21:10

Canal irá possibilitar o desenvolvimento da carreira de profissionais, além de aprimorar a oferta de serviços e o atendimento a turistas no país

Por Amanda Costa

Ideia é capacitar profissionais do Turismo com cursos em diversos segmentos. Crédito: Divulgação

A partir do próximo ano, profissionais do setor do turismo e candidatos a uma vaga no ramo vão poder contar com uma TV dedicada à sua formação, capacitação e qualificação: a TV Turismo. Com previsão de início ainda no primeiro semestre de 2021, o canal promete ser um forte combustível para o retorno do crescimento do setor no país, após os impactos da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, durante a feira virtual de turismo ABAV Collab 2020, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

“Temos feito um trabalho de abertura, de criação de novas frentes e oportunidades. E a TV Turismo se enquadra neste projeto. Queremos trazer qualificação com universalização e qualidade no ensino”, disse. “Estamos pensando na TV enquanto instrumento de educação, de formação e de capacitação”, completou França, que informou que o formato da TV Turismo está em construção.

A estratégia integra o programa Qualifica Mais Turismo, que prevê a oferta de cursos em diferentes modalidades, online e presencial, voltados a todos os profissionais do setor, desde empreendedores, guias de turismo, garçons, até camareiras e recepcionistas, por exemplo. A qualificação em larga escala é fator diferencial de competitividade no setor de turismo, proporcionando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento na carreira dos colaboradores e a oferta de serviços e atendimento mais qualificado ao turista.

Também participaram do painel virtual na ABAV Collab especialistas da área de educação em turismo e representantes de emissoras de TV que atuam com ensino e formação, como a TV Escola e a TV Cultura.

EDUCAÇÃO PARA TODOS – A professora e diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (UnB), Letícia Leite, avaliou que o cenário pós-pandemia é propício ao uso de novas tecnologias para educação. “A gente chama isso de literacia digital. Então, as pessoas foram motivadas e, de certa forma, até obrigadas a usar tecnologia. E isso, de certa forma, prepara os nossos estudantes de diferentes níveis para o uso destas tecnologias que não tínhamos anteriormente”, afirmou.

Para a doutora e professora do curso superior de Turismo da Universidade de Brasília (UnB), Marutscka Moesch, o maior desafio é fazer com que novas tecnologias alcancem pessoas que estão à margem do ensino formal há muito tempo. “Mais ou menos 70% dos trabalhadores na área do turismo não têm o ensino fundamental completo”, justificou.

Já a diretora da UnB TV, Neuza Meller, destacou a importância de investimentos físico e humano para alcançar, inclusive, os rincões do Brasil. “Vai precisar de apoio financeiro, qualificação profissional e fazer chegar o mais longe possível, porque temos o turismo acontecendo do Oiapoque ao Chuí”, disse. Ao que o diretor-geral da TV Escola, Francisco Câmpera, destacou a necessidade do “foco regional”, bem como pensar no formato híbrido, que alia aulas online e presencial. “É diversificar a tecnologia, que acaba reduzindo o custo”, explicou.

Paula Cavalcanti, diretora de Co-Produção da TV Cultura, também participou do painel virtual e destacou a necessidade de aliar a educação com o entretenimento para se obter um ensino mais eficaz. “A televisão é embalada em todas as suas atividades no entretenimento. Você pode ter programas que trazem capacitação, informação importante, mas que estão dentro dos formatos de entretenimento”, concluiu.

Edição: Victor Maciel – mtur

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil será dezembro de 2020 (Agenda Completa+) e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.