Orzil News
Brasília, April 19, 2024 4:17 AM

Municípios de Rondônia recebem obras financiadas pela Funasa

Publicado em: 26/06/2018 14:06 | Atualizado em: 26/06/2018 14:06

Municípios de Rondônia recebem obras financiadas pela Funasa

26 Jun 2018 14:03:49 -0300

Estação de Tratamento de Esgoto de Cacaulândia/RO

Foto: Prefeitura de Cacaulândia/RO

Presente em 42 municípios do estado de Rondônia dos 52 existentes, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) contemplou quatro municípios no estado neste mês. Cerejeiras, Presidente Médici, Cacaulândia e Espigão do Oeste receberam Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Em Cerejeiras, com um investimento em torno de 27 milhões, foi inaugurada Estação de Tratamento com capacidade para beneficiar até 35 mil habitantes, universalizando o atendimento de esgotamento sanitário no município.

Nos municípios de Presidente Médici e Cacaulândia foram investidos aproximadamente 28 milhões na construção dos sistemas de esgotamento sanitário nas duas cidades. A previsão é que 100% da população cacaulandense tenha rede coletora em suas casas, enquanto o município de Presidente Médici terá 60% de cobertura de esgoto.

Em Espigão do Oeste foi entregue a primeira etapa do sistema de tratamento de esgoto no dia 15 de junho. Com a finalização da próxima e última etapa da obra, a cidade rondoniense ficará com cobertura de 100% em esgotamento sanitário.

“A importância dessas obras é principalmente levar qualidade de vida para os habitantes de Rondônia, buscando proteger a saúde do povo rondoniense gerando até mesmo uma economia para o estado, uma vez que cada real investido em saneamento economiza quatro em saúde curativa. Estamos cumprindo a missão da Funasa: promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental”, explicou o diretor executivo, Márcio Cavalcante que esteve presente nas inaugurações representando o presidente da Funasa, Rodrigo Sergio Dias.

Extremamente importante para a prevenção e redução de morbimortalidade provocadas por doenças de veiculação hídrica, entre outras enfermidades, o tratamento de esgoto traz além do cuidado ambiental, a preservação da saúde da população impactando também na melhoria do bem-estar populacional como no aumento da expectativa de vida.

Funasa

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Falhas e Irregularidades nos Convênios e Instrumentos Congêneres

Exposição dos erros mais comuns na execução de políticas públicas, por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria, apontados pelos próprios concedentes e pelos órgãos de controle (Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União – TCU), no intuito de que os gestores possam evitá-los. O correto entendimento dos pontos polêmicos da legislação e da prática propicia mitigar riscos, contribuindo, com isso, para assegurar boa e regular aplicação dos recursos públicos.

26 e 27 de julho de 2018 / Brasília – DF