Orzil News
Brasília, April 24, 2024 1:31 AM

Museu do Futebol reabre em São Paulo com homenagem aos 80 anos de Pelé

  • #mrosc
  • #cultura
Publicado em: 23/10/2020 17:10 | Atualizado em: 23/10/2020 18:10

Também é possível conhecer mais da história do ex-atleta no Museu Pelé e no Memorial das Conquistas do Santos FC, ambos na Baixada Santista.

A exposição sobre o Rei Pelé, de acordo com o Museu do Futebol, busca mostrar essa lenda às gerações que não o viram jogar e transpor a imagem do Rei a uma visualidade universal e contemporânea. Logo na entrada do museu, uma enorme escultura de Pelé ao estilo de mini-craque convida o público para selfies e fotos antes de seguir para a sessão do filme criado por Gringo Cardia especialmente para a exposição.

Toda a trajetória de Pelé é contada por meio da montagem e animação de 444 imagens históricas, que cobrem desde os primeiros anos do ex-jogador em Três Corações, interior de Minas Gerais, até a conquista da fama mundial na Copa de 1958; os 18 anos defendendo o Santos Futebol Clube; a consagração definitiva na Copa de 1970 e o último jogo pelo Cosmos, de Nova York.

MUSEU DO FUTEBOL – Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos mais visitados do país. O espaço é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). 

PROTOCOLOS – Por causa da pandemia, o Museu do Futebol está funcionando em horário reduzido, de quinta a domingo, das 13h às 19h. Os ingressos serão vendidos exclusivamente pela internet e com horário marcado, para evitar filas. Além disso, o local está adotando medidas para limitar o público: só é permitida a entrada de 10 visitantes a cada 25 minutos; obrigatoriedade de uso de máscaras para pessoas com idade a partir de 3 anos; distanciamento social; disponibilização de álcool gel para os visitantes em vários pontos da exposição; suspensão de serviços como guarda-volumes e empréstimo de cadeiras de rodas e carrinhos de bebês.

SANTOS – Quem quiser conhecer mais da vida de Pelé e ainda desfrutar das belezas da Baixada Santista, encontra em Santos (SP) pontos turísticos únicos, como o Museu Pelé, cujo acesso pode ser feito pelo Bonde Turístico. O Museu está com uma programação especial em homenagem aos 80 anos do ex-jogador, com a exposição telas de diversos artistas que retratam Pelé em forma de arte.

Para visitação e passeio no Museu Pelé é obrigatório o uso de máscaras e a administração local mede a temperatura dos visitantes, que está em escala reduzida a 40%, disponibiliza álcool gel 70%, além de orientar o distanciamento mínimo entre as pessoas. O Museu Pelé funciona de quinta a domingo, das 10h às 16h (bilheteria fecha às 15h) e o bonde funciona de quinta a domingo, das 12h às 16h (saídas a cada hora cheia). 

O Museu Pelé é um complexo de 4.400 metros quadrados. Seu acervo é composto por cerca de 2.500 peças, das quais são selecionadas as que fazem parte de cada exposição, e contam a trajetória e as conquistas do atleta e do homem. Espaço Interativo – Técnicas de interatividade farão com que o visitante do Museu Pelé se sinta parte do espetáculo!

MAIS PELÉ – Com data de reabertura para este sábado (24.10), o Memorial das Conquistas “Milton Teixeira”, do Santos Futebol Clube, também traz muitas recordações do ex-jogador e diversos troféus que passaram pelas mãos (e pelos pés) do Rei. O local reabrirá para a visitação ao público das 10 às 18 horas, de terça a domingo. A capacidade está limitada a 60% do local, que totaliza 54 pessoas, e apenas visitas simples (não inclui sala de imprensa, vestiário e campo).

A equipe do museu do Santos F.C. está preparada para atender todos os protocolos de segurança, com tapete sanitizante, termômetro digital, álcool em gel e comunicação visual. O Memorial das Conquistas é um dos pontos turísticos mais visitados do Estado de São Paulo e fica no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro.

O Memorial das Conquistas mostra a trajetória do Santos F.C. em um espaço de 308 m² e, como forma de homenagear o maior jogador de todos os tempos, o local conta com um espaço exclusivo dedicado ao Pelé. Os visitantes podem reviver ainda a história do clube com a exposição de documentos antigos, bolas, camisas, flâmulas, taças, sala de projeção de vídeos e troféus.

Edição: Victor Maciel