Orzil News
Brasília, April 18, 2024 11:47 PM

Nenê Hilário, astro do Brasil na NBA, aceita convite é será embaixador dos JEB´s 2021

Publicado em: 26/01/2021 19:01
O paulista se torna a 11ª estrela do esporte nacional a participar dos Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados entre outubro e novembro no Rio de Janeiro
26012021_nene.jpg

Foto: Danilo Borges/rededoesporte.gov.br

Otime de estrelas dos embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 – JEB’s conta com um novo integrante: o jogador de basquete Nenê Hilário. “É uma grande honra e uma benção poder ser embaixador dos próximos JEB’s”, afirmou Nenê, ao aceitar o convite feito pelo secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães. “O futuro do nosso país está nas crianças e devemos nos esforçar ao máximo para dar exemplo e oferecer novos caminhos de vida para elas. E o esporte é um deles”, continuou o jogador.

É uma grande honra e uma benção poder ser embaixador dos próximos JEB’s. O futuro do nosso país está nas crianças e devemos nos esforçar ao máximo para dar exemplo e oferecer novos caminhos de vida para elas. E o esporte é um deles”

Nenê Hilário, embaixador dos JEB’s 2021

Aos 38 anos, Nenê junta-se a Daniel Dias (multicampeão da natação paralímpica), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia), Serginho e Giba (ambos campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica), Flávia Saraiva (destaque da seleção brasileira na ginástica artística) e ao astro do MMA José Aldo (bicampeão do UFC) como mais um dos destaques do maior evento escolar do país, que será disputado entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro.

“O retorno dos JEB’s este ano, após um hiato de 17 anos, é motivo de orgulho para o Brasil”, ressaltou Marcelo Magalhães. “Conseguimos reunir um time de embaixadores de altíssimo nível, de diversas modalidades do esporte olímpico e paralímpico, que poderão estar perto de nossas crianças e jovens e passar a eles um pouco de tudo o que viveram no esporte, servindo de inspiração para essa nova geração. Ter o Nenê no time só aumenta nossa alegria”.

Carreira

Nascido em São Carlos (SP), Nenê começou a jogar basquete em sua cidade e, em 2000, foi contratado pelo Vasco da Gama, onde, um ano depois, ajudou a equipe na conquista do título do Campeonato Brasileiro.

A carreira em quadras do Brasil, contudo, foi curta, já que na temporada 2002 ele deu início ao primeiro de seus 17 anos na NBA, o maior palco do basquete mundial. Ao longo desse período, Nenê jogou pelo Denver Nuggets, equipe que mais defendeu na NBA, por 10 temporadas; no Washington Wizards (2011/2012 a 2015/2016) e Houston Rockets, seu último time.

No total, Nenê jogou 965 partidas na NBA, com média de 11,3 pontos, seis rebotes e 1,1 roubadas de bola por partida. Entre seus maiores momentos estão os jogos contra o Los Angeles Lakers, em 27 de novembro de 2013, e contra o New Orleans Pelicans, em 22 de fevereiro de 2014, quando, jogando pelo Washington Wizards, liderou sua equipe, marcou 30 pontos e cravou seus dois melhores desempenhos em termos de pontuação de sua carreira.

Os JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 terão disputas em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento terá, como modalidades demonstrativas, skate, escalada, dança, curling e polo aquático.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).

Com o total de 18 edições entre 1976 a 2004, o JEB’s foi a principal plataforma de esporte educacional daquele período. Agora, em sua retomada, a competição – único evento escolar com a presença de todos os estados da federação – tem como objetivo ser a base de formação esportiva no Brasil, contribuindo para o desenvolvendo de crianças e jovens e fomentando o esporte escolar no país. Para 2021, são esperados 6,2 mil estudantes no Rio de Janeiro.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania