Orzil News
Brasília, April 20, 2024 3:49 AM

Nova publicação do PDE 2031 avalia a evolução da oferta de petróleo no Brasil

Publicado em: 22/12/2021 15:12
O Caderno Oferta de Derivados de Petróleo aponta que o Brasil deve se consolidar como exportador de petróleo e permanecer como importador líquido durante o horizonte decenal.
Nova publicação do PDE 2031 avalia a evolução da oferta de petróleo no Brasil

Nova publicação do PDE 2031 avalia a evolução da oferta de petróleo no Brasil – Foto: Petrobras

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram o novo caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), que avalia a evolução da oferta de derivados de petróleo no Brasil nos próximos dez anos. A publicação destaca que a previsão de importação de consideráveis volumes de derivados de petróleo poderá exigir investimentos na ampliação da capacidade de refino nacional ou na expansão e melhoria da eficiência operacional de infraestrutura logística do país.

Os estudos apontaram que o Brasil consolidará sua condição de exportador de petróleo e deve permanecer como importador líquido dos principais derivados durante todo o horizonte decenal, dando destaque para a importação de óleo diesel, nafta e querosene de aviação (QAV).

O Caderno do PDE 2031: Oferta de Derivados de Petróleo também analisa o nível de processamento de petróleo nas refinarias nacionais, as possibilidades de importação e exportação de petróleo e derivados, os aspectos mais relevantes associados ao abastecimento nacional de combustíveis, os investimentos previstos em refino e logística e os impactos na infraestrutura de transporte de derivados.

Fonte: MME