Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:30 PM

Novatos vão governar DF, Minas e Rio de Janeiro

Publicado em: 29/10/2018 15:10 | Atualizado em: 29/10/2018 15:10
29/10/2018 – 11h21

Novatos vão governar DF, Minas e Rio de Janeiro

O partido que mais elegeu governadores foi o PT, inclusive a única mulher. Já o estado mais rico do País – São Paulo – será governado pelo PSDB

Treze estados e o Distrito Federal definiram neste domingo (28) seus governadores para o período entre 2019 e 2022.

O Distrito Federal foi o primeiro a anunciar o novo governador. Menos de uma hora após o fim da votação, Ibaneis Rocha, do MDB, já estava matematicamente eleito. Ele derrotou o atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg, do PSB.

Na primeira entrevista como governador eleito, Ibaneis, que é advogado e estreia na política, destacou que pretende priorizar a área da Saúde, além de abrir delegacias.

“Todos os recursos do governo serão destinados à saúde, porque saúde não espera, o resto vem depois.”

Novo em Minas e PSC no Rio
Outro novato na política que venceu neste domingo foi o empresário Romeu Zema, em Minas Gerais, primeiro governador eleito pelo Partido Novo. Zema derrotou o tucano Antonio Anastasia.

No Rio de Janeiro, o eleito foi Wilson Witzel, do PSC, mais um estreante. Ele é ex-juiz federal, e derrotou o ex-prefeito da capital fluminense Eduardo Paes, do DEM.

Witzel afirmou que, apesar de não ter experiência na política, tem conhecimento suficiente da máquina pública para governar. “Política não é apenas ideias, política também é emoção”, disse Witzel.

PSDB fica com SP
Em São Paulo, João Doria, do PSDB, derrotou o atual governador, Márcio França, do PSB.

O empresário e ex-prefeito da capital paulista, que com a eleição torna-se o principal nome tucano com cargo eletivo. “Eu estou no PSDB desde 2001, não sou filiado de ocasião e vou continuar no PSDB”, avisou.

Única mulher
Fátima Bezerra, do PT, foi eleita no Rio Grande do Norte, e será a única mulher a governar um estado brasileiro a partir do ano que vem.

Com a definição do 2º turno, a divisão entre os partidos ficou assim: o PT fez quatro governadores; PSDB, MDB, PSB e PSL, três; PSC, PSD e DEM, dois.

Já PP, PCdoB, PDT, Novo e PHS elegeram um governador cada.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara
Reportagem – Paula Bittar
Edição – Natalia Doederlein

 ‘Agência Câmara Notícias’
Entendendo a Nova Legislação de Convênios
– 22 e 23 de novembro de 2018 / Brasília – DF
Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 235, de 23 de agosto de 2018. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Informações Completas+