Orzil News
Brasília, March 28, 2024 8:50 AM

Novo Boletim Agroclimatológico do Inmet traz mais informações para auxiliar produtor

Publicado em: 21/11/2019 17:11 | Atualizado em: 21/11/2019 17:11

Previsão do tempo e clima

O novo modelo tem dados sobre condições oceânicas, chuvas e temperatura que ajudam no processo de produção agrícola, como semeadura e colheita

Novo Boletim Agroclimatológico Mensal

Novo Boletim Agroclimatológico Mensal

O Instituto Nacional Meteorológico (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou novo Boletim Agroclimatológico Mensal, que traz mais informações para auxiliar o produtor rural. O novo informativo faz parte das comemorações aos 110 anos do Instituto, completados no último dia 18 de novembro. A cerimônia de comemoração e lançamento do boletim ocorreu no dia 13 deste mês, na sede do Inmet, em Brasília.

Além da análise das condições climáticas no Brasil, o boletim, existente desde 1967, oferecerá um panorama dos fenômenos de grande escala que interferem no clima do país e do mundo e também informações climáticas, previsões exclusivas que podem ser usadas na elaboração de ações na agropecuária.

Outras novidades são: condições oceânicas (importantes para as previsões de chuvas e temperaturas) no mês e tendências, variáveis  (exemplo, excesso e déficit de chuvas) que auxiliam o produtor na hora do plantio e colheita e dados relativos a chuvas e temperaturas do mês corrente, do próximo mês e do trimestre.

As mudanças são resultado de uma reavaliação técnica feita pelo Instituto e de sugestões de usuários técnicos ligados ao meio rural, como as coletadas, em agosto,  no Primeiro Encontro de Usuários de Produtos Agroclimatológico, que reuniu representantes dos setores público e privado ligados à agropecuária.

>> Conheça aqui o novo Boletim Agroclimatológico Mensal

O Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) e é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

Informações à imprensa:
[email protected]

[show_course id=”860,867″][show_course id=”873,870″]