Orzil News
Brasília, March 29, 2024 5:28 AM

Novo sistema facilita consulta sobre potencial de energia solar

Publicado em: 18/04/2019 14:04 | Atualizado em: 18/04/2019 14:04

Imagem Novo sistema facilita consulta sobre potencial de energia solar

por INPE

O acesso aos dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar está mais fácil com a nova ferramenta sobre informações de potencial solar desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As consultas podem ser feitas através um mapa interativo com dados em grade na resolução de 10 km, além do download de tabelas, arquivos georreferenciados e projetos para SIG (Sistema de Informação Geográfica), especialmente o QGIS.

O material está organizado por estados e municípios. O usuário tem acesso a tabelas com níveis de irradiação mensais para todas as 5.570 cidades brasileiras. Acesse aqui.

O sistema atende a uma demanda frequente de usuários dos dados solares produzidos pelo INPE, que sentiam dificuldades em acessar o potencial solar a nível municipal. O recurso foi disponibilizado visando não só a pesquisa em energias renováveis como também aqueles que almejam empreender no setor de energia solar no Brasil. As estimativas de irradiação solar para todo o território nacional obtidas com esse trabalho são fundamentais para alavancar a inserção da energia solar na matriz energética brasileira.

O Atlas Brasileiro de Energia Solar foi publicado em agosto de 2017 pelo Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN), vinculado ao Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE. Nele foram empregados 17 anos de dados satelitais validados por mais de 500 estações de medição em superfície, contendo análises sobre os níveis de confiança e variabilidade. Seu acesso é público e diversos parceiros têm disponibilizado esta base para consulta, como o SunData/CRESESB, ampliando sua divulgação e se consolidando como a referência no Brasil para informações confiáveis sobre potencial solar.

 

 

[show_course id=”795, 816″]