Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:38 PM

Número de empregados em agências de viagens do Paraná deve aumentar 14%

  • #ministerio-do-turismo
Publicado em: 08/07/2019 15:07 | Atualizado em: 08/07/2019 17:07

Resultado é fruto de sondagem realizada pelo MTur com mais de mil empresas paranaenses do segmento

Por Cecília Melo

05.07.2019 JardimBotanico CuritibaPR RenatoSoares
Jardim Botânico de Curitiba, expoente de visitação turística na capital paranaense. Foto: Renato Soares/Banco de Imagens MTur Destinos

Com o objetivo de identificar a perspectiva dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e destinos para os próximos meses, o Ministério do Turismo realizou pesquisa inédita com 2 mil agências de viagens no país. Só no Paraná, as empresas indicaram que devem aumentar em 14% a contratação de novos funcionários.

As agências consultadas também indicaram perspectiva de crescimento de 55% no faturamento e de 56% na oferta de serviços. O sentimento para os próximos meses indica otimismo, se comparado com os resultados do 1º trimestre do ano. De janeiro a março, 35% delas indicaram alta na receita, 4% aumento do número de empregados e 35% na demanda pelos serviços ofertados. CONFIRA O ESTUDO NA ÍNTEGRA.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números demonstram otimismo e corroboram para a virada que a nova gestão está realizando no setor. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego, renda e inclusão social, além de fortalecer nossos destinos”, finalizou.

RAIO X DA PROCURA – Durante a sondagem, o MTur identificou ainda as cidades mais procuradas pelos paranaenses nas agências de viagens consultadas no estado. Natal (RN) lidera o ranking, seguido de Ipojuca (PE), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Gramado (RS).

A maioria dos viajantes busca sol e praia (48%) e passeios culturais ou em patrimônios históricos (15%). No perfil dos turistas consumidores das empresas ouvidas pelo MTur, cerca de 47% são casais com filhos, 25% viajam em família ou com amigos e 15% procuraram as agências para viajar sozinho.

MERCADO – Outro ponto inovador da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo é a medição dos estados de origem de cada uma das agências consultadas com os destinos escolhidos pelos viajantes. O objetivo é contribuir, de forma antecipada, com as ações de promoção, bem como oferta de serviços das agências e destinos turísticos brasileiros. A pesquisa auxilia as empresas do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados.

Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências paranaenses consultadas pela pesquisa não têm Amapá, Maranhão, Espírito Santo, Pará e Sergipe como destino, enquanto Paraná e Rio Grande do Norte são os estados mais demandados pelos viajantes. “Informações com estas mostram que a qualificação dos serviços turísticos, bem como o aumento da competitividade do setor de viagens traz benefícios principalmente aos turistas, com preços mais acessíveis e mais opções de ofertas em todos os destinos nacionais, além de ganhos de mercado para as agências”, destaca o ministro do Turismo.

O ESTUDO – A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens está em sua primeira edição e será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo. O estudo é uma expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

Para o subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento do Ministério do Turismo, Marcelo Garcia, área responsável pelo estudo, este novo nicho atua diretamente com o consumidor (potencial ou real) de viagens. “Além de informações sobre o desempenho da empresa, o setor de agências e operadores representa uma potencial fonte de informações sobre o comportamento de consumo do mercado doméstico, em especial para a projeção da demanda com informações sobre motivo de viagem, segmento turístico de interesse e principais destinos demandados”, destaca. Segundo o subsecretário, a ideia é aumentar cada vez mais o número de agências consultadas pela pesquisa.

[show_course id=”815,832″]