O que faz um senador?

Por: Isabela Alves

Um senador é um agente político eleito para um mandato de 8 anos por meio de eleições diretas. O Brasil é formado por três esferas federativas: as municipais, as estaduais e as da União, e o senador é uma das pessoas que trabalham no Poder Legislativo na esfera federativa da União.

O Senado Federal é composto por representantes dos Estados e do Distrito Federal. Cada um elege três senadores e cada senador será eleito com dois suplentes, que não recebem votos, mas são indicados em chapas junto com os nomes dos titulares.

Os representantes do Senado e da Câmara têm funções como a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do Executivo. Segundo o artigo 52 da Constituição Federal Brasileira de 1988, cabe exclusivamente a eles funções como: processar e julgar crimes de responsabilidade, aprovar a nomeação de autoridades indicadas pelo Presidente da República, autorizar operações externas de natureza financeira, entre outros.

Quem pode se candidatar a esse cargo?

De acordo com a Constituição Brasileira, para se candidatar ao cargo de senador é necessário ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado, ter idade mínima de 35 anos, estar inscrito em algum partido político, possuir domicílio eleitoral no estado pelo qual está concorrendo ao cargo e ter o pleno exercício dos direitos políticos.