Orzil News
Brasília, March 29, 2024 3:38 PM

Oficina debate Infraestrutura nas cidades e parcerias com Estados e municípios

Publicado em: 21/03/2019 11:03 | Atualizado em: 21/03/2019 11:03

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI/Sepec/Economia) e Enap reuniu gestores públicos de todo País

Debater a qualidade de vida nas cidades e discutir meios para o planejamento urbano de longo prazo. Estes foram os destaques da 1ª Oficina de Desenvolvimento da Infraestrutura Subnacional, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SDI/Sepec/Economia), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Cerca de 100 gestores públicos de diversos Estados participaram da Oficina, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (20) em Brasília/DF. cursos especiais+

Durante a mesa de abertura do evento, a presidente da Enap, Aline Soares, disponibilizou a Escola e suas equipes para projetos em parcerias com Estados e municípios e falou sobre a integração com a antiga Escola de Administração Fazendária (Esaf). O Secretário Especial da Sepec, Carlos Da Costa, cumprimentou os presentes, apresentou a Sepec, suas secretarias e atribuições, e destacou o novo papel da SDI que, segundo ele, tem como missão ter “um olhar econômico sobre as várias infraestruturas, considerando os impactos dos investimentos sobre a produtividade no País”.

Da Costa reforçou a “necessidade de melhorar o ambiente de negócios e de firmar parcerias com Estados e municípios”. “Destrave de marcos regulatórios que impedem o crescimento, redução do gasto público e parcerias público-privadas” foram outros destaques apontados pelo Secretário.

Já para o Secretário da SDI, Diogo Mac Cord, “a retomada do crescimento econômico se dará com um planejamento urbano que considere o que as cidades querem se tornar no longo prazo”.

A primeira Oficina de Desenvolvimento da Infraestrutura Subnacional seguiu com apresentações sobre projetos e obtenção de recursos e investimentos. Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); BNDES; Caixa e Banco do Brasil também apresentaram ações durante a Oficina.

Confira na íntegra:

[show_course id=”790, 793, 807″]