Orzil News
Brasília, April 20, 2024 3:55 AM

Orçamento Fácil traz nova animação gráfica que explica o contingenciamento

Publicado em: 07/02/2020 16:02 | Atualizado em: 07/02/2020 17:02

Pode parecer algo indecifrável para os leigos. Mas a palavra contingenciamento começou a aparecer nos noticiários desde que a crise fiscal se agravou no Brasil. Mas o que ela significa?

Poucos são os brasileiros que realmente sabem do que se trata essa palavra. Muitos, inclusive, compreendem o conceito como um corte efetivo do orçamento, o que não é real para todas as situações.

— O contingenciamento é um bloqueio temporário dos recursos orçamentários, mas que não determina necessariamente um corte das despesas do orçamento — explica o consultor de Orçamento, Orlando Cavalcante, um dos integrantes da equipe do projeto Orçamento Fácil.

Para ajudar nesse entendimento, o Senado lança mais um vídeo da série Orçamento Fácil, que traduz o conceito de modo simples e lúdico. Essa é a 19ª animação audiovisual, que oferece aos internautas informações sobre como o governo arrecada e gasta o dinheiro. Assim, os conceitos, aparentemente difíceis podem ser entendidos por qualquer pessoa, sem precisar ser um especialista no assunto.

O novo vídeo é o mais longo da série, com cerca de sete minutos, e trouxe muitos desafios à equipe, segundo o responsável pelo roteiro e finalização das animações, Bernardo Ururahy, da Agência Senado. Ele lembra que os roteiros e as imagens usam situações de reconhecimento fácil para quem não é familiarizado com o tema. Para explicar o contingenciamento, a opção foi fazer um paralelo com a construção de uma casa, processo que necessita de planejamento e de acompanhamento, o que também acontece na execução do orçamento do país.

A parte mais trabalhosa da elaboração da animação gráfica foi traduzir o conceito. Segundo o responsável pela criação e produção das ilustrações, Cássio Costa, da Agência Senado, foram necessárias dois esboços de ilustrações e imagens para avaliar se elas comunicariam as ideias adequadamente. Foi assim que o cadeado passou a ser o símbolo visual usado no episódio sobre o contingenciamento.

Para chegar ao produto final que está à disposição dos internautas, explica Cássio, o projeto, desde as ideias até as ilustrações, envolve grande integração dos três núcleos que participam do projeto: a Consultoria de Orçamento, o jornalismo e a arte da Agência Senado.

Agência Senado

[show_course id=”876,877″]

[show_course id=”878,883″]