Orzil News
Brasília, March 28, 2024 5:18 PM

Ouvidorias receberão denúncias e reclamações sobre serviços públicos

Publicado em: 26/05/2017 10:05 | Atualizado em: 26/05/2017 11:05

Ação Global: Ouvidorias receberão denúncias e reclamações sobre serviços públicos

Cidadania

Em iniciativa nacional do Ministério da Transparência (CGU), cidadãos poderão registrar manifestações sobre casos de corrupção e má gestão dos recursos nas esferas federal, estadual e municipal

Publicado:  26/05/2017 10h10

A iniciativa inédita pretende estimular a participação social na melhoria da gestão pública e ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de transparência e prevenção à corrupção.

A iniciativa inédita pretende estimular a participação social na melhoria da gestão pública e ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de transparência e prevenção à corrupção.

 

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, neste sábado (27), em todo país, da 26ª edição da Ação Global. Em cada uma das 27 cidades selecionadas e no Distrito Federal, será montado o Estande das Ouvidorias Públicas, um local onde os cidadãos poderão, por exemplo, registrar denúncias de corrupção, fazer reclamações e solicitações sobre serviços públicos em geral – federais, estaduais e municipais – e até entrar com pedidos de acesso à informação em diversos órgãos.

Conheça os locais da 26ª Ação Global

A iniciativa inédita pretende estimular a participação social na melhoria da gestão pública e ampliar o conhecimento da população sobre mecanismos de transparência e prevenção à corrupção. O Ministério da Transparência (CGU) também fornecerá orientações sobre controle social e utilização de canais eletrônicos de interação entre a sociedade e o Poder Público, entre eles o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC); além de distribuir cartilhas e manuais sobre esses temas.

O trabalho será coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, área ligada ao Ministério da Transparência (CGU), em conjunto com as Superintendências Regionais da Pasta. Em cada local, o Estande contará com a participação de ouvidorias das três esferas administrativas (Federal, Estadual e Municipal), em parceria com órgãos de controle e entidades de defesa da cidadania, como tribunais de contas e ministério público. As manifestações (denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios) podem ser enviadas de forma identificada ou anônima.

A Ação Global é uma iniciativa da Rede Globo, realizada em parceria com Serviço Social da Indústria (SESI). O programa oferece serviços gratuitos de cidadania, de qualidade de vida e de prevenção de saúde. Nesta edição, as atividades acontecem, das 9h às 16h, simultaneamente em 27 cidades brasileiras e no Distrito Federal. Ao longo de 25 anos, cerca de 46 milhões de pessoas já conseguiram emitir documentos, ter assistência jurídica e realizar exames médicos.

Ouvidoria

Por meio das ouvidorias são recebidas manifestações como denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios referentes aos serviços públicos em geral, que envolvam ações de agentes, órgãos e entidades. As manifestações são classificadas de acordo com o que o cidadão deseja. Saiba mais sobre cada tipo: