Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:58 PM

Pagar multas de trânsito com até 40% de desconto, e sem sair de casa, só com o SNE

Publicado em: 19/06/2020 14:06 | Atualizado em: 19/06/2020 14:06
De 2016 para cá, já são cerca de 2,2 milhões de pessoas – físicas e jurídicas – conectadas ao sistema de notificação eletrônica

aplicativo SNE dá desconto de até 40% nas multas de trânsito

por Comunicação do Serpro — 18 de junho de 2020

Proprietários de veículos contam, desde novembro de 2016, com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Acessível via app e web, é atualmente reconhecido como uma ferramenta prática e segura para gestão de infrações de trânsito. Ele oferece até 40% de desconto nas multas, sem contar a mobilidade de acesso que o sistema proporciona, imprescindível nesse período de isolamento social. Já são dois milhões de cidadãos e 189 mil empresas que utilizam o sistema: cerca de 2,2 milhões de pessoas físicas e jurídicas conectadas à solução e seus benefícios.

Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o SNE pode ser adotado por todos os estados brasileiros, por intermédio dos órgãos autuadores que registram infrações de trânsito na base do Registro Nacional de Infrações (Renainf). Para essas entidades, o SNE oferece, entre outras vantagens, a redução de custos por notificação de infração, agilizando a entrega dessas notificações e aumentando a efetividade no pagamento das multas.

Até o momento, a solução já foi contratada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pelos Departamentos de Estradas de Rodagem (DERs), pelos Departamentos de Trânsito (Detrans) de 15 estados e do Distrito Federal, e por alguns órgãos autuadores municipais.

“Nas localidades em que está disponível, o SNE vem intermediando o pagamento da maioria das multas. Desde seu lançamento, já foram geradas mais de 1,7 milhão de multas nesses locais, e cerca de 70% delas foram pagas via SNE com o desconto de 40%. De um modo geral, mostra uma boa adesão ao serviço por parte dos donos de carros, motos e caminhões no país”, destaca a representante do Serpro Mara Leniza Leite, do Departamento de Negócio para Soluções de Gestão de Trânsito.

O SNE e seus benefícios

Para empresa ou cidadão, que é proprietário de veículo:
– cadastro organizado de todos os veículos
– acompanhamento fácil das infrações, inclusive das ocorridas em estradas federais
– descontos nas multas: de 40%, se não contestar a infração, formalizando essa intenção no aplicativo; e de 20%, se não indicar a intenção de não contestar
– disponível para celulares e tablets Android ou iOS
– acessível via navegador web
– possibilita a indicação do real infrator de uma notificação

Para Detrans e demais órgãos autuadores
– redução no custo por notificação de infração (uma carta simples é mais cara que uma notificação eletrônica, que custa R$ 1,58)
– celeridade no processo de entrega das notificações
– aumento da efetividade no pagamento das multas no boleto do órgão (normalmente, as multas de trânsito são pagas na época do licenciamento do veículo)
– integração direta com o Renainf
– mais responsabilidade socioambiental

Conheça agora

Você – cidadão, empresa ou órgão autuador – quer saber mais sobre o Sistema de Notificação Eletrônica? Acesse a página do produto aqui.

[show_course id=”900,952″]
[show_course id=”953,935″]