Orzil News
Brasília, March 28, 2024 4:27 PM

Painel online do Governo Federal amplia controle social de convênios

Publicado em: 09/07/2018 14:07 | Atualizado em: 09/07/2018 15:07

Painel online do Governo Federal amplia controle social de convênios

 06 de Julho de 2018, 20h52

PAINEL TRANSFERÊNCIAS ABERTAS

É possível pesquisar pela internet dados gerais por local e período ou especificar consulta por projetos, como obras, compra de ambulâncias e treinamentos

Estão abertas à sociedade informações detalhadas sobre parcerias firmadas entre o Executivo Federal e governos estaduais, municipais e organizações da sociedade civil (OSC). O Painel Transferências Abertas apresenta um conjunto resumido de dados de transferências voluntárias da União.

Por meio de uma interface amigável, em poucos cliques, o Painel fornece informações claras sobre convênios, contratos de repasse e termos de parcerias, fortalecendo, assim, o controle social.

É também mais uma ferramenta de aperfeiçoamento da gestão para as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e para as organizações não governamentais parceiras. No painel é possível monitorar cada fase do ciclo de vida dos convênios, de forma simples e organizada, o que fornece ao gestor um importante instrumento para tomada de decisão.

Antes, o usuário precisava extrair as informações em grandes bancos de dados, sem a possibilidade de cruzamentos e comparações. Agora, o Painel Transferências Abertas disponibiliza filtros como ano, região, estado e município. A ferramenta mostra, ainda, dados sobre valor contratado, liberado, saldo e situação das parcerias – se o convênio está em andamento ou foi cancelado, se houve ou não prestação de contas, entre outros.

As buscas podem ser abrangentes ou personalizadas, de acordo com o interesse do usuário. O cidadão pode visualizar, por exemplo, apenas a obra de construção de uma determinada creche em seu município, ou quantas ambulâncias foram compradas para atendimento de urgência e emergência no estado.

A ferramenta traz, como destaque, um ranking que reúne os 10 órgãos federais que mais repassaram verbas para convênios e outros tipos de instrumentos.