Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:16 PM

Para secretário, sociedade precisa conhecer resultados dos investimentos em ciência

Publicado em: 12/09/2018 17:09 | Atualizado em: 12/09/2018 17:09

Para secretário, sociedade precisa conhecer resultados dos investimentos em ciência

Secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias participou da abertura do 1º Seminário de Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pelo CNPq e CGEE.

12/09/2018 15h45.

Para secretário, sociedade precisa conhecer resultados dos investimentos em ciência

Evento acontece na sede do CNPq, em Brasília (DF). Foto: Ascom/MCTIC

Para mostrar para a sociedade os resultados obtidos com os investimentos em ciência e tecnologia, teve início nesta quarta-feira (12), em Brasília, o 1º Seminário de Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

“Todos nós sabemos a importância da ciência, tecnologia e inovação, mas precisamos mostrar para a sociedade, com transparência, quais resultados entregamos. O ministério está imbuído, junto com o CNPq, em mostrar esses dados para a sociedade em tempos de recursos escassos”, afirmou, na abertura do evento, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elton Zacarias.

O diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana, defendeu o estímulo à capacidade inovadora do país por meio de estudos que contribuam para melhor compreensão do tema. Também afirmou que o seminário vai contribuir para divulgar projetos científicos, ampliando o debate sobre estratégia de fomento e promovendo nacionalmente o intercâmbio entre profissionais e pesquisadores.

“Este encontro significa o fortalecimento das instituições e a institucionalização de um espaço para discussões regulares sobre a avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como para despertar o interesse e reflexão sobre o tema”, disse Santana.

Durante dois dias, os pesquisadores participarão de debates e painéis sobre avaliação de programas, iniciativas de inovação, programas governamentais e marco regulatório. “O seminário é fundamental pois precisamos de avaliação e estatísticas para saber o que está acontecendo”, observou o pesquisador Eduardo Albuquerque, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).