Orzil News
Brasília, April 20, 2024 11:13 AM

Parceria entre MC, Fiergs e Senai-RS estimula geração de emprego para jovens do Cadastro Único

Publicado em: 11/02/2021 22:02
Termo de intenções do Programa Progredir foi assinado pelo chefe da pasta, Onyx Lorenzoni, em Porto Alegre
11022021_onyx1150.jpeg

Foto: Rafael Carvalho/Min. Cidadania

Oministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni e os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai-RS), Gilberto Petry, assinaram na tarde desta quinta-feira (11.02), em Porto Alegre, um Protocolo de Intenções do Programa Progredir, ação do Governo Federal que busca a inclusão de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, no mercado de trabalho.

Nós temos muitas iniciativas para gerar emprego e renda, que é um dos desafios do nosso governo, e o Progredir é uma delas, que prepara, treina, qualifica e gera oportunidade para aqueles que precisam”

Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania

O ministério, em parceria com a Fiergs, vai fomentar o programa em seus três eixos: intermediação da mão de obra, qualificação profissional e empreendedorismo. Segundo Onyx Lorenzoni, esse é um programa de sustentabilidade que proporciona um caminho de liberdade, através do emprego, para os mais vulneráveis.

“Nós temos muitas iniciativas para gerar emprego e renda, que é um dos desafios do nosso governo, e o Progredir é uma delas, que prepara, treina, qualifica e gera oportunidade para aqueles que precisam”, disse o ministro. “Temos a clareza de que o grande gerador de empregos é a iniciativa privada. Por isso, disponibilizamos nossa base de dados, que hoje, graças ao Auxílio Emergencial, está completa com todos bancarizados e georreferenciados, para que juntos possamos oferecer transformações positivas aos brasileiros”.

O ministro ainda agradeceu a parceria com a Fiergs, que visa simplificar a vida de quem quer produzir. “Poder público e privado, conjugando esforços e trabalhando juntos, podem fazer história no país. Em nome do presidente Jair Bolsonaro, quero agradecer a FIERGS por disponibilizar essa parceria de geração de empregos”, afirmou.

Serão oferecidos, no site do Ministério da Cidadania, cursos gratuitos que abordam competências importantes para o mercado de trabalho, além de uma área para elaboração de currículo e vagas de emprego. Os cursos oferecidos pela Fiergs, de forma gratuita, serão divulgados na plataforma do Plano Progredir. Todos eles estão atualizados com as demandas, favorecendo tanto a inserção no mercado de trabalho quanto o empreendedorismo.

Além do Rio Grande do Sul, o Ministério da Cidadania já firmou o Termo de Intenções do Programa Progredir com o estado de São Paulo. A primeira iniciativa será um projeto-piloto, na cidade de Santos, em parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps), com o propósito de oferecer qualificação e oportunidade de contratação nas empresas da região.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania