Orzil News
Brasília, March 29, 2024 3:27 PM

Periódicos do Inep serão divulgados na 2ª Reunião Científica Regional Norte da Anped 

Publicado em: 24/10/2018 11:10

24 de Outubro de 2018

Periódicos do Inep serão divulgados na 2ª Reunião Científica Regional Norte da Anped

A 2ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) contará com a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No estande do Instituto haverá exposição de suas principais publicações, como as revistas RBEP (Qualis A1 em Ensino e A2 em Educação) e Em Aberto. Durante o evento científico, o Inep fará uma campanha para captação de artigos com os principais pesquisadores da área, observando o critério de representatividade regional. Na oportunidade, a Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, responsável pelas publicações, cadastrará novos colaboradores para o banco de pareceristas e de articulistas das revistas.

Com o tema “Desafios da Educação na Amazônia: ultrapassar fronteiras e superar limites”, a reunião será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. Em novembro, entre os dias 19 e 22, a campanha de captação de artigos e cadastro de pareceristas e articulistas será realizada durante o XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – Reunião Científica Regional da Anped, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba.

Critérios para submissão de artigos nos periódicos do Inep

RBEP – A submissão de trabalhos ocorre a qualquer tempo. Artigos e resenhas devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer). Conheças as instruções. Na RBEP, publicação com Qualis A1 em Ensino e Qualis A2 em Educação, podem ser publicados:

  • Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada. Pelos critérios da revista cientícia, as pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados; enquanto as pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de educação.
  • Relatos de Experiência – artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, a partir de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.
  • Resenhas – análise crítica de livros ou filmes, lançados nos últimos três anos e relacionados à educação.

EM ABERTO – A revista recebe submissão de propostas temáticas ao longo do ano. As propostas devem ser encaminhadas exclusivamente por meio do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), por um organizador. Podem ser aceitos até dois organizadores por número, preferencialmente com doutorado e produção acadêmica reconhecida na área temática. Conheças as instruções. A Em Aberto tem cinco seções:

  • Enfoque – texto condutor da publicação.
  • Pontos de vista – diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema, com até oito textos.
  • Espaço aberto – comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.
  • Resenhas – análise crítica de duas obras que discutem aspectos relevantes do tema.
  • Bibliografia comentada – levantamento bibliográfico em que cada item é um resumo informativo; abrangência nacional e internacional; seletividade (deve ater-se a obras representativas, com o objetivo de estimular o leitor interessado no tema).

Falhas e Irregularidades nos Convênios e Instrumentos Congêneres

19 e 20 de novembro de 2018 / Brasília – DF
Exposição dos erros mais comuns na execução de políticas públicas, por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria, apontados pelos próprios concedentes e pelos órgãos de controle (Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União – TCU), no intuito de que os gestores possam evitá-los. O correto entendimento dos pontos polêmicos da legislação e da prática propicia mitigar riscos, contribuindo, com isso, para assegurar boa e regular aplicação dos recursos públicos.