Orzil News
Brasília, April 19, 2024 4:02 PM

PGPAF: Confira os produtos e estados contemplados em abril

Publicado em: 10/05/2018 12:05 | Atualizado em: 10/05/2018 13:05

PGPAF: Confira os produtos e estados contemplados em abril

10 Maio, 2018 – 11:00

Rômulo Serpa

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) divulgou, nesta terça-feira (8), a lista dos produtos contemplados no mês de abril pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os cultivos inseridos tiveram queda no preço de mercado e por isso, os agricultores que plantam os alimentos têm direito a descontos no pagamento do crédito adquirido por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Ao todo, entraram na lista do PGPAF 17 culturas, sendo elas: açaí, alho comum, arroz em casca natural, babaçu (amêndoa), batata, borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, cará/inhame, erva-mate, feijão caupi, leite, maracujá, mel, trigo, uva, além da cesta de produtos que se destina a operações de investimento que não possuem um produto principal ou que não estejam incluídos na lista do programa. Para esses cultivos, os descontos são calculados por meio de uma média ponderada do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os bônus para algumas culturas chegam a mais de 63%, como é o caso do feijão caupi para os agricultores do estado de Mato Grosso, cujo custo de produção foi de R$ 2,26 o quilo, com o preço de mercado no último mês registrado em R$ 0,83. Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Sead.

Confira a tabela abaixo com os produtos contemplados no mês de abril de 2018:

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Elaboração de Documentos Oficiais

Ênfase na metodologia e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta documentos oficiais: memorando, ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem, segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e o Manual de Redação da Presidência da República.

11 e 12 de junho de 2018 / Brasília – DF