Orzil News
Brasília, March 29, 2024 12:40 PM

PI: Piauí Empreendedor leva Ater Itinerante para diversos municípios

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 03/11/2017 11:11 | Atualizado em: 06/11/2017 13:11

Piauí Empreendedor leva Ater Itinerante para diversos municípios

O Ater Itinerante também passará por vários municípios como São José do Divino, Pio IX e Santo Antônio de Lisboa

Ascom SDR

(Ascom SDR)

O Programa Piauí Empreendedor dará prosseguimento as ações do Ater Itinerante neste mês de novembro. As atividades serão realizadas em diversos municípios e ,primeiramente, acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, na cidade de Esperantina, na Biblioteca Municipal. O evento contará com programação diversificada incluindo palestras, oficinas e prestação de serviços que envolvem a cadeia produtiva da piscicultura, atividade de destaque na região. A ação é uma parceria desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Planejamento, Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Emater, Adapi, Câmaras Setoriais e diversos outros órgãos entre instituições financeiras e associações.

Para as atividades que serão realizadas em outros municípios, o Ater Itinerante já executou diagnóstico prévio para adaptar as palestras e oficinas voltadas para a especificidade econômica e produtiva de cada cidade.

O Ater Itinerante é mais uma ação do Programa Piauí Empreendedor, que tem como objetivo promover um serviço de assistência técnica e extensão rural mais próximo do produtor rural, incluindo agricultores e fortalecendo cadeias produtivas estratégicas para os municípios e territórios em desenvolvimento do Estado.

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado visando canalizar esforços para movimentar a economia e elevar a renda no Piauí. Esta atividade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) acontecerá nos territórios do Estado atendendo aos agricultores familiares para apoiá-los na melhoria e ampliação da produção, proporcionando maior acesso ao crédito e inserção de produtos nos mercados (tradicionais, PAA e PNAE). Durantes os dias do evento, serão oferecidos diversos serviços como: emissão de  Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), capacitações sobre regularização de dívida, documentações para acessar o Crédito Rural, negociação de dívidas com os bancos, elaboração de projetos produtivos e informações sobre empreendedorismo.

Entre os municípios que serão beneficiados com a ação está Santo Antônio de Lisboa, no dia 16 de novembro, com atividades voltadas para cajucultura e para renegociação de dívidas, visto que técnicos visitaram previamente o município e conversando com produtores, perceberam que um dos gargalos produtivos era o endividamento dos produtores. No dia 17 de novembro, a cidade de Pio IX receberá o Ater Itinerante também com atividades voltadas para desenvolvimento da cadeia produtiva do caju.

Nos dias 21 e 22 de novembro, será a vez do município de São José do Divino, onde o Ater Itinerante trabalhará atividades, oficinas e palestras que foquem na cadeia produtiva do leite, um dos principais produtos da região e que, recentemente, foi beneficiada com o início da construção do Complexo Agroindustrial do Divino Leite

Patrícia Vasconcelos, superintendente da Agricultura Familiar da SDR ressalta o papel da SDR e das estratégias adotadas pelo secretáriodo Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, junto ao evento. “Dentro das ações do Piauí Empreendedor, o secretário Francisco Limma tem priorizado as 5 cadeias produtivas já estabelecidas pelo Programa, que são a suinocultura, cajucultura, piscicultura, fruticultura e leite, buscando juntamente com apoio de outras secretarias e órgãos contribuir com o desenvolvimento destas cadeias produtivas do Estado, possibilitando conhecimento e oferecendo serviços que permitam que os produtores aumentem suas produções, quitem suas dívidas e possam aderir aos programas voltados para o desenvolvimento rural”, finalizou a superintendente.

Fonte: Diego Barlo – SDR
Autoria: Diego Barlo

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Elaboração e Análise de Prestação de Contas de Convênios

Teórico para convenente e concedente, com práticas sobre as etapas de execução, elaboração, apresentação e análise da prestação de contas; inclui estudos de caso e apontamentos sobre falhas e irregularidades analisadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, com demonstração representativa das principais funções do SICONV.

29, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2017 / Brasília – DF

FLYER-PRESTAÇÃO-DE-CONTAS