Orzil News
Brasília, March 29, 2024 9:00 AM

Planejamento lança painel com informações detalhadas sobre os programas do PPA

Publicado em: 07/12/2018 15:12 | Atualizado em: 07/12/2018 15:12

Durante lançamento do Painel do Planejamento Federal, secretário-executivo do MP, Gleisson Rubin, destacou a importância da transparência para elevar confiança da sociedade

Com 54 programas temáticos, detalhados em 303 objetivos e 1.132 metas, o Plano Plurianual 2016-2019 pode parecer complexo de ser acompanhado pela sociedade. Entretanto, com a nova ferramenta lançada nesta quinta-feira, dia 6, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), a navegação por esses números passa a ser feita de maneira dinâmica e intuitiva. Em poucos cliques, qualquer cidadão consegue acompanhar a evolução global do PPA e também o detalhamento de cada um dos seus programas.

Acesse o Painel do Planejamento Federal em: www.planejamento.gov.br/paineis

De acordo com o secretário-executivo do MP, Gleisson Rubin, há quase dois anos o Ministério do Planejamento vem coordenando ações capazes de oferecer acesso a informações qualificadas sobre a administração. “Estamos apostando na criação do conceito de instituições com paredes de vidro”, destacou, lembrando que, nesse período, outros painéis já foram lançados pelo Ministério, como os painéis de Preços, de Obras, de Transferências Voluntárias e de Custeio Administrativo.

Para o secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do MP, Julio Alexandre, a nova ferramenta também é importante para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. “O PPA é um lago de informações e o novo painel facilita a navegação nessas águas, permitindo a visualização com rapidez do que for mais estratégico para cada gestor. “O endereço já está disponível a todos, no endereço planejamento.gov.br/paineis. Não é preciso cadastro, nem senha. Basta acessar e buscar as informações”, explicou.“O governo federal vem sendo convidado para participar de diversos fóruns internacionais, para mostrar seu exemplo bem-sucedido com a recente abertura dos dados”, ressaltou. Segundo ele, hoje foi dado mais um passo nessa direção, pois o Painel do Planejamento Federal permite acompanhar como cada meta do PPA está sendo perseguida, conhecer o que está atrasado e o que vem sendo feito para colocar em dia o planejamento.

Julio Alexandre fez uma breve apresentação da ferramenta, mostrando, por exemplo, o monitoramento das metas. Em qualquer meta é possível visualizar os percentuais do que já está atingido, o que está com andamento adequado e o que depende de medidas a serem adotadas para atingir o nível adequado. Ao lado das metas também aparece um gráfico, indicando a evolução delas ao longo dos anos que envolvem o PPA.

O Painel do Planejamento possibilita, ainda, verificar a execução do PPA de acordo com a Lei Orçamentária, observar as agendas transversais e mapear a interação dos programas em relação a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) das Nações Unidas.

Presente à cerimônia, a secretária de Transparência do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Claudia Taya, enfatizou a importância dos mecanismos de controle social para aperfeiçoamento e reformulação de políticas públicas. “É fundamental que a sociedade tenha possibilidade de fiscalizar. Sou apoiadora da causa”, disse. Ainda no evento, o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Ariosto Antunes Culau, elogiou a interação entre os ministérios e reiterou que o governo está deixando um importante legado para melhoria da gestão e da governança pública.

Termo de Execução Descentralizada – TED
17 e 18 de dezembro de 2018 / Brasília – DF
Curso Especial: correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução descentralizada de políticas públicas do Governo Federal.