Orzil News
Brasília, April 24, 2024 9:54 AM

Plataforma de hospital da Rede Ebserh torna RN primeiro estado totalmente integrado ao Vacinômetro Federal

Publicado em: 17/02/2021 23:02
Controle e monitoramento da imunização potiguar ganham conexão direta com sistemas nacionais
RN MAIS VACINA

Foto: Banco de Imagem/Ebserh

ORN Mais Vacina, sistema desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Rede Ebserh/MEC (Huol-UFRN-Ebserh), tornou o Rio Grande do Norte o primeiro estado brasileiro totalmente integrado aos sistemas federais de saúde, como o Datasus. Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte já compõem o módulo gestor, o que possibilita que cada uma das gestões municipais faça o controle de todo o processo de imunização da população local.

De acordo com o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim, o RN Mais Vacina vem se consolidando e é resultado de uma parceria entre o Huol-UFRN/Ebserh, diversas instituições, prefeituras municipais, mas também, com a participação fundamental da sociedade e da imprensa. “Em todos os municípios do RN temos cidadãos cadastrados. Isso mostra a participação popular neste processo de vacinação, algo muito singular do nosso estado”, explicou Valentim.

Por se tratar de um hospital-escola, vinculado à Rede Ebserh e ao Ministério da Educação (MEC), o Huol-UFRN alia o atendimento à saúde da população com o ensino, a pesquisa e a inovação. A ferramenta é responsável pela interligação que garante o repasse, automático, das informações de todo o processo de vacinação potiguar para o Governo Federal, de forma ágil e transparente.

Esse processo teve início desde a construção do RN Mais Vacina, com reuniões e repasse de informações entre a equipe do LAIS, a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) e do próprio Datasus, consolidando a interligação dos dados. Com a conclusão de compartilhamento de dados, as informações sobre imunização em todo o território potiguar passam a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública – Caop Saúde – a promotora Kalina Filgueira, o RN Mais Vacina é uma importante ferramenta para o controle e monitoramento de todo o processo de vacinação no estado do rio Grande do Norte, contribuindo com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, como órgão de fiscalização e controle de políticas públicas de saúde. “O sistema foi um incremento para a transparência e controle de todo o processo de vacinação, desde a distribuição das doses até a sua aplicação, contando com 100% de adesão dos municípios do Estado, e se mostra como uma iniciativa e instrumento importante não só para transparência e controle, mas também para a garantia da equidade, no sentido de que a ordem de vacinação dos grupos prioritários seja respeitada”, afirmou.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculada a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação Social  do MEC com informações do Huol-UFRN/Ebserh