Orzil News
Brasília, April 25, 2024 1:22 PM

Polícia Militar e Bombeiros do DF já podem fazer a prova de vida por meio do GOV.BR

Publicado em: 30/12/2021 16:12 | Atualizado em: 30/12/2021 16:12

Atualização cadastral de veteranos e pensionistas das corporações agora é realizada em formato digital e utilizando biometria facial

Veteranos e pensionistas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) já podem realizar a prova de vida em formato digital utilizando o GOV.BR e a biometria facial. A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos dos proventos referente à aposentadoria e deve ser realizada uma vez por ano, no mês de aniversário do beneficiário. A nova modalidade para o procedimento garante comodidade e segurança aos usuários e foi implementada nas corporações durante os meses de novembro e dezembro. 

São cerca de 16.500 os beneficiários da PMDF que utilizarão o serviço pelo GOV.BR. Entre os bombeiros, a execução da Prova de Vida Digital será realizada por etapas. Na primeira, aproximadamente 6.100 veteranos farão o procedimento. As corporações encaminharão mensalmente, no mês de aniversário dos veteranos e pensionistas, uma solicitação para a realização do procedimento. Em outubro passado, parte dos bombeiros veteranos participou de um projeto-piloto da corporação, em parceria com o Sigepe, facilitando a colocação do serviço à disposição dos demais.   

Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade, o GOV.BR permite a simplificação em um procedimento fundamental aos beneficiários que precisam comprovar que estão vivos: “A Prova de Vida Digital é fundamental para atender um público que precisa de comodidade, agilidade e segurança para continuar recebendo seus proventos, é a modernização do Estado para atender bem todos os seus cidadãos”, pondera ele.  

Usuários 

Hoje o GOV.BR possui 117 milhões de usuários cadastrados, ou seja, mais da metade da população brasileira tem acesso aos serviços públicos ofertados em formato digital. A Prova de Vida é um dos mais de 3,5 mil serviços totalmente digitalizados pelo governo brasileiro. “Por meio do GOV.BR nos tornamos um dos três países que mais crescem em competitividade digital. O maior beneficiário desse pódio é o cidadão brasileiro, que pode resolver tudo o que precisa em poucos cliques e com os serviços necessários na palma da mão”, comemora o secretário de Governo Digital Fernando Coelho Mitkiewicz.  

A plataforma GOV.BR foi criada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia em parceria com o Serpro e com a colaboração da Dataprev. Além da Prova de Vida Digital, é possível usar as carteiras digitais de Trabalho e de Trânsito, solicitar Abono Salarial e Seguro Desemprego, entre tantos outros serviços de impacto massivo entre a população.  

A transformação digital dos serviços prestados aos bombeiros-militares veteranos e pensionistas é um dos principais objetivos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do CBMDF. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, coronel Dias, a parceria com o Governo Federal para realizar a Prova de Vida Digital trouxe maior confiabilidade e segurança ao processo.  

“A previsão era iniciar o projeto em janeiro de 2022, contudo o aplicativo foi testado e os problemas técnicos foram superados rapidamente, então resolvemos antecipar o lançamento para novembro”, afirma ele.  

Etapas 

Para realizar a Prova de Vida Digital, o veterano precisa fazer cadastro no aplicativo GOV.BR digitando CPF e senha, que é a mesma utilizada no App SouGov.br, onde o beneficiário consulta seu contracheque. Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado. Para essa etapa, o pré-requisito é que o beneficiário ou pensionista tenha sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou no Departamento de Trânsito. Em seguida, na aba “serviços”, o veterano poderá confirmar a realização da prova de vida. 

A prova de vida estava suspensa devido à pandemia, pois era realizada de forma presencial.  A implantação do serviço digital deixou para trás muita burocracia e custos desnecessários. “Os veteranos e pensionistas poderão fazer a prova de vida nos seus locais de residência. Hoje muitos residem fora do DF, portanto, o deslocamento deste público a quarteis, cartórios, consulados e em viagens será suprimido”, complementa o coronel Dias. 

fonte ME

Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!

CURSOS ESPECIAIS: 
– A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC)
– Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021
– Planilha de Custos e Formação de Preços e A Nova Lei de Licitações
– Pregão na Visão TCU – Atualizado com a Nova Lei de Licitações
– Formação de Pregoiro de acordo com a NLLC
– Sistema de Registro de Preços na Nova Lei de Licitações
– Contratação Direta sem Licitação e a Nova Lei de Licitações (NLLC)
– Gestão de Contratos Administrativos e a Nova Lei de Licitações
– Fiscalização de Contratos e A Nova Lei de Licitações
– Fraudes nas Licitações e Contratos a Nova Lei de Licitações (NLLC)
– Gestão de Riscos nas Contratações Públicas e a Nova Lei de Licitações
Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+
Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

CURSOS ESPECIAIS: 
– Plataforma +Brasil Completo
– Plataforma +Brasil Obras
– Plataforma +Brasil TED
– Entendendo A Nova Legislação de Convênios
– Emendas Parlamentares
– Captação de Recursos Federais
– Editais de Chamamento Público
– Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho
– Fiscalização e Acompanhamento de Convênios
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise
– Principais Falhas e Irregularidades Apontadas pelo TCU
–  Como Responder Diligências e Notificações dos Órgãos de Controle (TCU e CGU)
– Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021
Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+
Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

Apresentações Vídeos: