Orzil News
Brasília, April 24, 2024 9:48 AM

População paraense já é beneficiada pelo Projeto Belém Porto Futuro

Publicado em: 21/09/2018 10:09 | Atualizado em: 21/09/2018 10:09

População paraense já é beneficiada pelo Projeto Belém Porto Futuro

Prefeitura liberou o tráfego de veículos em um dos trechos revitalizados na área portuária. Medida vai garantir melhoras ao trânsito na região.

Por Assessoria de Comunicação – 20/09/2018 | 19:38

Mais da metade dos serviços previstos para a revitalização da área portuária e geração do polo de desenvolvimento da capital paraense já foram executados. Atualmente, a obra apresenta 60% de avanço físico e mais de 300 trabalhadores atuam no projeto.  “Além de mais opção de lazer para o povo paraense, o Projeto Belém Porto Futuro significa, também, mais geração de emprego, renda e incentivo ao turismo”, disse o ministro Pádua Andrade.

Durante a visita, o titular da Pasta acompanhou a liberação da Rua Belém com sinalização para motoristas e ciclistas realizado pela Prefeitura, já como benefício direto à população. “Essa é uma obra extremamente importante e irá melhorar a mobilidade da nossa cidade. Essa área, hoje, começa a ganhar nova vida”, afirmou o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis.

Com investimento federal de R$ 31,5 milhões, as obras deverão ser concluídas até janeiro de 2019. A expectativa do Ministério da Integração Nacional é de que o fluxo na zona portuária e na Estação das Docas seja duplicado, passando de 4.000 para 8.000 pessoas diariamente.

Para que isso seja possível, o Projeto Belém Porto Futuro prevê um parque urbano que vai oferecer à população um novo local de lazer, cultura e gastronomia. Além de outras obras de urbanização como estacionamentos, recuperação da Praça General Magalhães e construção da Praça do Futuro. Para prevenir alagamentos na região após fortes chuvas, será implantada uma bacia de escoamento das águas pluviais.

O Ministério da Integração Nacional investe constantemente no desenvolvimento regional para garantir o avanço de indicadores socioeconômicos. A capital paraense está entre as 20 principais cidades brasileiras em relação a conexões empresariais com três metrópoles nacionais – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Com cerca de 1,4 milhão de pessoas, é uma das 40 áreas de concentração populacional do País.

Obras de Prevenção de Risco – Dando continuidade às vistorias técnicas realizadas pelo Ministério da Integração, o ministro Pádua Andrade irá visitar as obras de macrodrenagem do Canal Salgado Grande, em Castanhal, de contenção de Erosão da orla de Curuçá e da orla de Santarém na próxima sexta-feira e sábado (22).

As medidas visam proteger a população ao conter o avanço das marés e evitar inundações e alagamentos nas localidades. Nesses casos, a licitação, execução e prestação de contas são de responsabilidade das prefeituras. Ao todo, as três obras irão beneficiar cerca de 438 mil habitantes.