Orzil News
Brasília, April 19, 2024 10:06 PM

Prazo para credenciamento de instituições de ensino junto ao MTur continua aberto

Publicado em: 08/07/2021 15:07
Entidades que ofertem cursos de Libras, idiomas e boas práticas em biossegurança têm até 1º de novembro para se cadastrarem
07.07.2021_Qualificação.jpg

Instituições terão até 1º de novembro para demonstrar interesse. Crédito: Divulgação

Continua aberto o prazo para que instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema “S” se tornem parceiras do Ministério do Turismo na oferta de cursos de capacitação para o setor turístico. As inscrições vão até 1º de novembro e visam disponibilizar a trabalhadores do ramo formações a distância em idiomas, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e boas práticas em questões associadas à biossegurança.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a maior qualificação dos profissionais do setor fortalecerá o Turismo na preparação para a retomada das atividades turísticas com vistas à melhoria da experiência do turista no país. “Estamos chamando universidades, institutos federais e demais instituições que se juntem a nós na capacitação destes profissionais que tanto fazem pelo nosso país. Sabemos que um trabalhador qualificado resulta na ampliação das atividades turísticas, que atrai emprego e renda para os nossos cidadãos”, destacou.

Para participar, as instituições de ensino deverão obedecer a alguns critérios, como fornecer breve relato da temática para cada curso inscrito, apresentar declaração de idoneidade e comprovar a inexistência de débitos ou irregularidades em outras parcerias celebradas com órgãos ou entidades da Administração Pública Federal. Os interessados poderão cadastrar mais de um curso, desde que o conteúdo seja diferente e que a capacitação possua carga horária igual ou superior a 20 horas/aula.

A parceria não envolverá a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações, e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.

CURSO DE IDIOMAS – Os guias de turismo e condutores, de todo o Brasil, já podem se inscrever para concorrer a uma das 3.800 vagas disponíveis para qualificação em inglês e espanhol. Ofertados pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os cursos objetivam aprimorar o atendimento prestado aos turistas estrangeiros no país, em especial na retomada das atividades. As inscrições vão até o dia 18 de julho e podem ser feitas gratuitamente aqui.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo