Orzil News
Brasília, April 19, 2024 7:38 AM

Prazo para prestação de contas parciais à Justiça Eleitoral termina na quinta

Publicado em: 11/09/2018 13:09 | Atualizado em: 11/09/2018 13:09

Prazo para prestação de contas parciais à Justiça Eleitoral termina na quinta

Maíra Heinen

Até a próxima quinta-feira, 13 de setembro, os partidos e candidatos às eleições 2018 devem apresentar à Justiça Eleitoral as prestações de contas parciais.

O prazo começou a contar no último domingo (9). Essa prestação é uma obrigação legal e busca dar publicidade a toda arrecadação ocorrida até o momento, cumprindo o princípio da transparência ao processo eleitoral.

De acordo com as normas eleitorais, a não prestação de contas parcial caracteriza infração grave e pode levar à desaprovação das contas finais de campanha.

Os comprovantes de gastos realizados até o momento devem ser enviados por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, na internet.

Devem ser especificados os recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro, de partidos, com toda a movimentação ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro, contendo a indicação dos nomes, CPF dos doadores, bem como o CNPJ de partidos ou candidatos.

É preciso também listar os valores doados, identificar os gastos e detalhar os fornecedores.

No dia 15 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará a divulgação das prestações de contas parciais, indicando os doadores e os valores doados, assim como os gastos realizados.