Orzil News
Brasília, April 25, 2024 10:49 AM

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social reconhece projetos voltados à primeira infância

Publicado em: 22/03/2019 12:03 | Atualizado em: 22/03/2019 12:03

Em parceria com o Ministério da Cidadania, a premiação avaliará, pela primeira vez, iniciativas orientadas para o desenvolvimento infantil

Brasília – Pela primeira vez, projetos focados no desenvolvimento infantil serão reconhecidos no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. A nova categoria, promovida em conjunto com o Ministério da Cidadania, faz parte da décima edição do prêmio, que tem o objetivo de identificar, certificar e multiplicar iniciativas que contribuam para a solução de problemas sociais. O prazo para as inscrições de projetos termina dia 21 de abril.

Para o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a categoria contribuirá para ampliar as perspectivas de políticas públicas voltadas à primeira infância. “Estamos muito otimistas com os trabalhos que chegarão, vamos ter um grande resultado. E isso também reforça nossas ações, no sentido de ampliar os horizontes, de ver novas tecnologias sociais, novas maneiras de acompanhar o desenvolvimento dos bebês”, diz. Terra salienta que “nos primeiros anos de vida, construímos toda nossa capacidade de entender o mundo, de nos relacionarmos afetivamente, de desenvolvermos as funções de percepção da realidade”.

Especialista em primeira infância, o professor Vital Didonet reforça o papel que o acompanhamento desde o início da vida ocupa no pleno desenvolvimento do indivíduo. De acordo com ele, ações voltadas à primeira infância, como o Programa Criança Feliz, geram impactos na vida de quem participa, em diversas áreas, por toda a existência. Além disso, esse tipo de experiência fortalece o vínculo entre os pais ou cuidadores e a criança. “Os pais são responsáveis pelos filhos, mas eles também prestam um serviço ao Estado ao reproduzirem a própria sociedade por meio de novas vidas. Programas dessa natureza são profundamente justos e necessários”, afirma.

Reconhecimento – Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, o Pepe, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social busca por iniciativas que abordem as diversas dimensões do desenvolvimento de crianças de até seis anos. “Queremos valorizar projetos que ajudem no desenvolvimento da linguagem, capacidade cognitiva, motricidade, socioafetividade e do fortalecimento de vínculos familiares, em função de sabermos que o investimento feito nessa fase da vida representará uma mudança imensa para o futuro dessa pessoa.”  cursos especiais+

Realizado a cada dois anos, desde 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social considera produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social. Essas tecnologias devem seguir os critérios como simplicidade, baixo custo e fácil aplicação e reprodução. Além disso, devem ter seu impacto social comprovado. São questões que ajudam na solução de problemas relacionados a temas como alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

As tecnologias sociais certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), que apresenta informações sobre as iniciativas e suas desenvolvedoras. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação Banco do Brasil para disseminar as tecnologias sociais e fomentar a sua reaplicação.  As inscrições passam por um processo de triagem que inclui as fases de certificação, seleção das finalistas, julgamento das vencedoras e premiação. Se a sua instituição ou órgão governamental desenvolve alguma tecnologia social voltada à primeira infância, inscreva-se na décima edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, no link: www.fbb.org.br/premio.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
[show_course id=”793, 807, 796″]