Orzil News
Brasília, April 24, 2024 10:48 PM

Primeira edição do LIFT Learning resulta em quatro projetos

Publicado em: 27/01/2021 19:01 | Atualizado em: 27/01/2021 19:01
Parceria entre universidades e empresas financeiras traz inovações tecnológicas ao Sistema Financeiro Nacional.

O programa LIFT Learning, lançado em 2019 pelo BC em conjunto com a Federação Nacional dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), encerrou sua 1ª edição com a execução de quatro projetos. Em parceira com a Universidade de Brasília (UnB), com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e com empresas do setor financeiro, o programa contou com quatro times multidisciplinares. Cada equipe era composta por 10 estudantes da área de tecnologia e cinco estudantes das áreas de Administração e Direito.
Dos quatro projetos desenvolvidos pelos alunos, com apoio de professores e profissionais de mercado, três estão relacionados ao Pix para pessoa jurídica, e um ao processo de autenticação facial para contratos e prevenção a fraudes.
•Banco de Brasília (BRB): criação de um aplicativo de integração de serviços do Pix a clientes pessoa jurídica;
•PagueVeloz: criação de um sistema integrado de gestão de benefícios a funcionários via Pix;
•Vamos Parcelar: criação de um sistema de automação de pagamento de tributos via Pix;
•bxblue: construção de um sistema de reconhecimento facial capaz de trazer segurança jurídica a contratos on-line e de acordo com as normas do Open Banking.
O projeto da bxblue já está em testes para entrar em produção, indo além do objetivo inicial. Já os outros três projetos atingiram a fase de protótipo, que era a meta do programa.
Além dos quatro projetos, foi escrito um livro sobre regulação do Pix. A autoria foi de uma equipe multidisciplinar composta por estudantes dos diferentes times, com base em seus aprendizados ao longo da iniciativa.
LIFT Learning
O LIFT Learning tem por objetivo fomentar a criação de inovações tecnológicas para o sistema financeiro brasileiro, por meio da construção de parcerias entre as universidades, que são fontes de inovação, e o setor privado. O LIFT Learning surgiu para complementar o LIFT, no qual projetos inovadores são submetidos e selecionados para um processo de aceleração.
Mesmo sob condições adversas, como a pandemia, que levou os estudantes a trabalhar de forma totalmente remota, o chefe adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do BC e um dos coordenadores do LIFT, Aristides Andrade Cavalcante Neto, avalia que “os resultados foram positivos, principalmente com o depoimento dos alunos participantes”.
Entre os 40 alunos da área de tecnologia que participaram da iniciativa, 100% gostaram e 95% participariam de uma segunda edição.
Além disso, em matéria de contribuição individual, 92,5% consideraram que o LIFT Learning colaborou para a sua compreensão a respeito do ecossistema financeiro, enquanto 90% avaliam que trará benefícios para sua carreira na área de desenvolvimento de projetos.
No lançamento da iniciativa, em 2019, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que “no LIFT Learning, empresas que buscam soluções inovadoras para problemas específicos poderão criar oportunidades de aprendizado experimental. Isso fortalece o ecossistema de inovações, com grandes benefícios para o Sistema Financeiro Nacional”.
Para 2021, a previsão é de que ocorra uma 2ª edição no Distrito Federal, com cronograma ainda a ser definido pelo coordenador do programa na UnB, Ricardo Fernandes Paixão, e por representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Leia aqui o texto publicado pelo professor Ricardo na revista Exame.
LIFT 
Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFTé um laboratório virtual que foi criado pelo Deinf em 2018 para incentivar o desenvolvimento de projetos que propõem inovações tecnológicas no SFN, sendo coordenado pela Fenasbac e pelo BC.
O LIFT está inserido no âmbito da AgendaBC# na dimensão competitividade.