Orzil News
Brasília, April 25, 2024 5:21 PM

Pró-Ética 2017: Empresas têm até 28 de abril para enviar informações

Publicado em: 25/04/2017 17:04 | Atualizado em: 01/11/2017 11:11

Pró-Ética 2017: Empresas têm até 28 de abril para enviar informações

Compliance – CGU

Cerca de 290 empresas já formalizaram interesse em participar. Ministério da Transparência promoveu dez encontros regionais para difundir o programa de fomento à integridade pelo país

Publicado: 25/04/2017 12h04
Última modificação: 25/04/2017 12h56 – CGU

A iniciativa, pioneira na América Latina, é um reconhecimento do Governo Federal a empresas que investem em boas medidas de prevenção e combate à corrupção.

A iniciativa, pioneira na América Latina, é um reconhecimento do Governo Federal a empresas que investem em boas medidas de prevenção e combate à corrupção.

 

Organizações de todos os portes e ramos de atuação podem se candidatar ao Pró-Ética 2017 até a sexta-feira (28). Até o momento, 288 empresas já formalizaram interesse na avaliação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). O programa de fomento à integridade empresarial tem por objetivo destacar a importância da ética e transparência tanto no ambiente corporativo, quanto na relação de negócios entre os setores público e privado.

Entre as empresas que iniciaram o preenchimento do formulário de inscrição, a maior parte é ligada a atividades como: Indústria de Transformação (53), Ciência e Tecnologia (47), Administração e Serviços Complementares (36) e Informação e Comunicação (26). Já em relação ao porte, 108 são micro e pequenas empresas – incluindo também empresários individuais -, outras 105 são consideradas grandes e 75 de porte médio.

Inscrição            

As empresas interessadas ainda podem participar por meio de formulário eletrônico disponível na seção do Pró-Ética. Após receber uma senha de acesso ao sistema, serão disponibilizados os formulários “Análise de Perfil” e “Questionário de Avaliação”, que deverão ser devidamente preenchidos e enviados até a sexta-feira (28). Essa etapa é fundamental, pois as empresas que não enviarem todas as informações e comprovações necessárias no prazo serão desclassificadas do processo.

Após o envio, há uma avaliação do Comitê Gestor, formado por entidades governamentais e da sociedade civil. A empresa que alcançar pontuação igual ou superior a 70 pontos (do máximo de 100) e, cumulativamente, atingir o mínimo de 40% em todas as áreas estará habilitada a compor a lista.

Conheça os critérios de avaliação

Encontros Regionais 

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, empresas de mais 11 Estados e do Distrito Federal se candidataram ao Pró-Ética 2017, com destaque para Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Entre março e início de abril, o Ministério da Transparência reuniu cerca de mil empresários e representantes de instituições para expandir a divulgação do Pró-Ética 2017 pelo país. Os encontros regionais aconteceram em: Manaus (AM), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Prevenção e combate à corrupção 

O Pró-Ética foi criado, em 2010, em parceria com o Instituto Ethos. A iniciativa, pioneira na América Latina, é um reconhecimento do Governo Federal a empresas que investem em boas medidas de prevenção e combate à corrupção.

As empresas reconhecidas na última edição foram: 3M do Brasil, ABB Ltda., Alphatec S.A., Banco do Brasil, Chiesi Farmacêutica Ltda., Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Dudalina S.A., Duratex S.A., Enel Brasil S.A., EDP Energias do Brasil, Granbio Investimentos S.A., Itaú Unibanco, ICTS Global, Elektro Redes S.A., Natura Cosméticos S.A., Nova/SB Comunicação Ltda., Neoenergia S.A., Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software S.A., Microsoft Informática Ltda., Serasa Experian, Banco Santander Brasil, JLL Ltda., Tecnew Informática e Siemens Ltda.

GCA-2017