Orzil News
Brasília, April 18, 2024 5:14 PM

Proadi SUS ganha site robusto e transparente com todos seus projetos

Publicado em: 12/07/2019 15:07 | Atualizado em: 12/07/2019 16:07

Plataforma Digital lançada no início do mês traz informações dos mais de 137 Projetos Proadi-SUS em andamento de forma georreferenciada

No dia 03 de julho, foi apresentado no XXXV Congresso do Conasems, uma nova ferramenta de comunicação e informação sobre a atuação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS -PROADI-SUS, e relevância dos projetos, financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), para a saúde no Brasil.  Esses projetos nascem da combinação das necessidades do SUS, apontadas como prioridades pelo Ministério da Saúde e são desenvolvidos em parceria com os hospitais de excelência.

No site qualquer pessoa pode acompanhar os resultados e informações de aproximadamente 137 projetos do triênio 2018-2020.  É possível encontrar informações e conteúdo técnico desenvolvido pelo Programa, além da categorização dos projetos Proadi-SUS quanto a sua área de atuação, abrangência, nível da rede de atenção, georeferenciamento nacional e especialidade médico assistencial. Seu objetivo é fortalecer o programa, evidenciando à população os seus benefícios e tornar o Proadi-SUS benchmarking(processo de busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior) para projetos do governo federal.

Segundo Ana Paula Pinho, superintendente de Responsabilidade Social, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a aproximação com o público que demanda estes projetos e que identifica onde o Proadi pode contribuir, é extremamente importante para monitoramos nossos resultados. “Viemos até o evento mostrar que o Proadi-SUS é efetivo, transparente e gera valor a nível nacional. ”

A ferramenta foi desenvolvida para atender diversos públicos: para população em geral no que tange o conceito e a abrangência do Projeto. Para os gestores da saúde, quanto aos projetos presentes em seus municípios. Para os profissionais da área da comunicação, como consulta a um conteúdo qualificado. Para pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa no intuito de transferência de conhecimento com os entes públicos.

Para Adriana Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência, do Ministério da Saúde, é muito importante divulgarmos com transparência as ações e resultados de Projetos importantes para a saúde pública do Brasil que estão sendo desenvolvidos por meio do Proadi. “A criação dessa ferramenta me permite acompanhar os 51 projetos que são de responsabilidade da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES, a qual faço parte, em um mesmo lugar. Tem múltiplos benefícios para públicos bem distintos.”

Acesse aqui e conheça mais sobre os projetos PROADI –SUS

Os Hospitais de Excelência parceiros do Ministério da Saúde  são: Hospitais de Excelência: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS).

A expectativa até dezembro de 2019 cadastrar 100% dos projetos, atualmente existem cerca de 500 projetos desde o início do Programa.

O PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal, concedida aos hospitais filantrópicos, com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. O Programa visa promover a melhoria das condições de saúde da população.

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Saiba mais clicando aqui

Bruna Bonelli, do NUCOM SAES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

[show_course id=”835,846″]